O Governo do Rio Grande do Norte, por meio do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), realizou na manhã deste sábado (25) a 13ª Corrida do Servidor Nota Potiguar. Tradicional corrida de rua promovida anualmente, o evento reuniu mais de 1.500 pessoas que percorreram o trajeto de 5 km, saindo da Praça do Centro Administrativo do Estado.
Promovendo a prática esportiva como ferramenta de bem-estar, a iniciativa reforça o compromisso do Governo do RN com a saúde dos servidores e servidoras públicas. Mais que um evento esportivo, a ação busca consolidar uma cultura de valorização e integração entre os servidores, reconhecendo o valor do esporte em suas dimensões social, educacional, cultural e econômica.
Nesta 13ª edição, a corrida registrou um novo recorde de participação de servidores estaduais, com 903 inscritos. Outros 144 participantes representaram o âmbito municipal e federal, além de 483 pessoas da comunidade em geral.
Hoje tivemos a maior corrida do servidor da sua história. A décima terceira edição contou com quase 1.600 participantes, tivemos o Pelotão Especial com os melhores servidores estaduais no circuito e teremos dois colegas participando da São Silvestre — um representante da PM e outro da Secretaria da Fazenda. Foi uma linda festa de integração, e isso é o Programa de Qualidade de Vida do Governo”, destacou Pedro Lopes, secretário da Administração e coordenador do Comitê Gestor do PQVST.
Para Ricardo Amaral, presidente da Comissão Estadual do Programa de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho e idealizador da Corrida do Servidor desde a primeira edição, o crescimento do evento reflete o fortalecimento da cultura de bem-estar entre os servidores.
É uma satisfação enorme estar aqui na décima terceira edição. Desde a primeira, enfrentamos muitas dificuldades para realizar uma festa como essa. Hoje, temos recorde de inscritos e servidores que não conseguiram vaga porque a procura é cada vez maior. Isso mostra o quanto o programa cresceu, e os gestores entenderam que qualidade de vida é fundamental para o bom andamento do serviço público.”
Pelotão Especial: rumo à São Silvestre
A grande novidade desta edição foi a criação do Pelotão Especial, formado por 24 atletas — todos campeões das etapas do 3º Circuito de Corridas do Servidor, realizadas nos municípios de Nova Cruz, Guamaré, Santana do Matos, Jucurutu, Mossoró, Lajes e Pau dos Ferros, além de vencedores de provas conveniadas ao PQVST, como a 2ª Corrida da PGE e a 27ª Corrida Soldados do Fogo.
Os vencedores da categoria especial conquistaram uma vaga para representar o Rio Grande do Norte na 100ª Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, no dia 31 de dezembro de 2025. As despesas serão custeadas pelo PQVST, reafirmando o compromisso do Governo do RN com a promoção do esporte e a valorização do servidor público estadual.
Entre os campeões, a servidora Cristianne Diniz, da Sefaz, bicampeã da Corrida do Servidor, celebrou com entusiasmo: “É muito gratificante ver o dinheiro público retornando em forma de incentivo ao esporte e à saúde. Estou muito satisfeita com essa ação, que estimula o senso comunitário e o bem-estar. Viva o servidor!”
O policial militar José Adailton Barbosa, vencedor da categoria masculina, também comemorou a conquista: “É muito importante uma prova como essa. Ser o primeiro entre os servidores e saber que vou para a São Silvestre com tudo pago é uma sensação indescritível. Não tenho palavras para esse momento.”
Pelotão Especial – Categoria Masculina
José Adailton Barbosa (PMRN)– 1º lugar, tempo 16’37” (pace 3’19”) → Venceu o Circuito Jucurutu 2025
Matheus da Silva Menezes (Fundase) – 2º lugar, tempo 17’29” (pace 3’30”) → Venceu a 2ª Corrida e Caminhada da PGE 2025
Josiel de Lima (PMRN) – 3º lugar, tempo 18’24” (pace 3’41”) → Venceu o Circuito Nova Cruz 2025
Pelotão Especial – Categoria Feminina
Cristianne Diniz (Sefaz) – 1º lugar, tempo 21’17” (pace 4’16”) → Campeã também da 12ª Corrida do Servidor (2024)
Fernanda Macêdo (Polícia Penal) – 2º lugar, tempo 23’54.689” (pace 4’47”) → Classificada na Corrida da PGE 2025
Suênia Geisa (Seec) – 3º lugar, tempo 23’54.711” (pace 4’47”) → Venceu o Circuito Nova Cruz 2025
Integração e celebração do servidor
Mais do que competição, a corrida foi um momento de celebração coletiva e incentivo à vida ativa.
A servidora Bethânia Mello, da Sefaz, que participa desde a primeira edição, destacou o clima de integração: “É uma alegria enorme! Adoro correr e participar dessa festa que o programa de qualidade de vida proporciona. O governo está de parabéns — foi uma linda corrida, e o Pelotão Especial foi uma novidade que estimulou ainda mais os servidores.”
O servidor Carlos Camboim, da Funcarte, contou que a origem da corrida tem relação direta com o incentivo entre colegas: “Eu incentivei o Ricardo Amaral a criar a Corrida do Servidor. Desde então, sempre reservo essa data para participar. O esporte é lazer e também um incentivo para o servidor se cuidar. Como diz meu cardiologista, é fim no sangue!”
Novatos também marcaram presença, como Priscila Rego, que participou pela primeira vez: “Resolvi correr por incentivo de uma amiga. Achei o evento muito organizado e com certeza quero voltar na próxima edição.”
Para o servidor Hamed Aby Faraj, servidor da Sead, a corrida é um marco de valorização e qualidade de vida: “A cada ano o evento cresce mais. É uma excelente experiência para melhorar a qualidade de vida e o equilíbrio físico dos servidores.”
Conquistando o 3º lugar na categoria Servidor Público Estadual, Jully Nóbrega, da PGE, destacou que a corrida representa um estímulo coletivo: “É uma excelente iniciativa que estimula o público servidor e a comunidade a adotarem um estilo de vida mais ativo e saudável. Vai além da competição e celebra o bem-estar e a integração.”
Organização e resultados
A 13ª Corrida do Servidor Nota Potiguar foi organizada pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), com apoio da Secretaria da Educação, Esporte e Lazer (SEEC), por meio da Subsecretaria de Esportes e Lazer (SEL), e da Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio do Programa Nota Potiguar.
A primeira largada ocorreu após 5h30 com o Pelotão Especial, seguida do pelotão geral.
Foram premiados com troféus os três primeiros colocados nas categorias Servidor Público (Masculino e Feminino), Comunidade Geral (Masculino e Feminino) e Pessoa com Deficiência, além da premiação por faixa etária.
Todos os resultados oficiais podem ser conferidos em: figueiredoscronometragem.com.brLeia a matéria completa: https://bit.ly/4hq074d
