Com o objetivo de discutir a destinação correta de resíduos, as mudanças climáticas e a descarbonização, o Sindicato de Reciclagem e Descartáveis do RN (SINDRECICLA-RN) reunirá industriais, gestores públicos, especialistas, profissionais do setor ambiental, instituições de ensino e organizações sociais para a 4ª edição do Fórum de Reciclagem de Resíduos Sólidos do RN.
O evento será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, na Casa da Indústria, e tem como propósito fortalecer o setor, promover a integração entre os diferentes elos da cadeia produtiva e ampliar as ações relacionadas à economia circular no estado.
Com o tema “Indústria, catadores e economia circular: juntos pelo reaproveitamento e pela descarbonização”, a programação inclui painéis, palestras e debates técnicos sobre destinação adequada dos resíduos, políticas públicas, tecnologias aplicadas ao reaproveitamento de materiais e estratégias de redução das emissões de carbono.
“Queremos trazer as autoridades para que entendam melhor como funciona essa cadeia da reciclagem e como o governo pode participar, gerando benefícios tributários e fiscais”, afirma Etelvino Patrício, presidente do SINDRECICLA-RN.
Programação e temas
Ao longo da programação, nos dois dias de evento, serão discutidos temas chave relacionados a economia circular e descarbonização. Dentro desses temas, ocorrerão palestras, painéis e relatos com participações de empresas, instituições e atores que compõem a cadeia produtiva da reciclagem.
Entre os temas que compõem a programação estão a reciclagem como pilar essencial na mitigação das mudanças climáticas, a conscientização do consumidor e o engajamento para a circularidade, tecnologias e inovação voltadas a um ciclo de vida sustentável no Rio Grande do Norte, o papel do poder público na destinação adequada dos resíduos e os desafios e perspectivas da economia circular no estado.
Representantes de órgãos estaduais e municipais, Ministério Público e organizações sociais, com enfoque em políticas públicas e regulamentação participam da iniciativa.
Entrega do Selo Verde
A programação conta ainda com a cerimônia de entrega do Selo Verde de Reciclagem, certificação que reconhece boas práticas ambientais e de gestão no reaproveitamento de resíduos. A iniciativa busca fortalecer a competitividade do setor, valorizar empresas e incentivar o avanço da economia circular no estado.
