Julho Verde: Saúde de Caicó realiza ações de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

A Secretaria Municipal de Saúde de Caicó junto com a Liga Contra o Câncer e a Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN (EMCM/UFRN), promove uma importante mobilização em alusão ao Julho Verde, mês dedicado à conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço.

A campanha, que acontece em pleno mês da tradicional Festa de Sant’Ana, tem como objetivo transformar esse período festivo em uma oportunidade para ampliar o cuidado com a saúde da população, especialmente no que diz respeito à prevenção e diagnóstico precoce dessa doença.

“Sabemos que a prevenção deve acontecer todos os dias, com ações contínuas de promoção à saúde. No entanto, o Julho Verde surge como uma oportunidade de intensificar os esforços e ampliar o acesso à informação e aos serviços especializados”, destacou o secretário Gedson Santoa

A programação inclui uma série de atividades na próxima sexta-feira, 11 de julho, em diferentes pontos da cidade com rastreamento de lesões suspeitas de câncer de boca  Acontecerá na Unidade Central de Saúde Silvino Dantas, localizada na Avenida Coronel Martiniano, próximo ao Banco do Nordeste. O atendimento é gratuito e voltado à população fumante, etilistas, agricultores, idosos, com lesões em cavidade oral ou que nunca foram ao dentista.

Dentro da programação haverá consultas agendadas com especialistas em cabeça e pescoço  Serão realizadas na sede da Liga Contra o Câncer, em Caicó, com foco em pacientes encaminhados com indicação para avaliação em cabeça e pescoço.

Também serão realizadas capacitação para profissionais da saúde  No auditório da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN), será promovido um momento formativo para atualização dos protocolos de diagnóstico e tratamento dos cânceres de cabeça e pescoço, fortalecendo a rede de atenção à saúde no município.

A iniciativa reforça o compromisso das instituições envolvidas com a saúde preventiva e com o fortalecimento da rede de cuidados em oncologia no interior do Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *