De forma inédita, os dados dos sistemas de regulação da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) passam agora a integrar a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), plataforma oficial do Ministério da Saúde. A ação, que foi concretizada na sexta-feira (4), permite mais transparência, segurança e, principalmente, mais agilidade no atendimento à população.
Por exemplo, quando uma pessoa precisa de uma consulta com especialista ou uma cirurgia, é inserida na lista de regulação da Sesap, porém esses sistemas não conversam com os dos municípios e dos hospitais federais, o que gera atrasos, repetições de exames e até perda de dados. Com a integração, todos os dados do paciente passam a ficar disponíveis de forma segura, rápida e unificada, em qualquer ponto do pais, por meio do Meu SUS Digital, qualificando e agilizando os atendimentos. “A integração com a RNDS reduz a fragmentação das informações, melhora a qualidade assistencial e fortalece a gestão pública da saúde”, afirma Chander Pinheiro, diretor de tecnologia da Unidade de Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação e Comunicação (UGTSIC) da Sesap
O avanço representa mais um marco na modernização do SUS no estado, em curso desde a implantação da regulação dos leitos Covid, e impulsiona a transformação digital da gestão pública em saúde. O estado vai passar a monitorar, planejar e avaliar ações assistenciais de forma mais inteligente e eficaz.
O processo foi conduzido pela UGTSIC da Sesap em parceria com a Área Gestora Negocial da Rede Nacional de Dados em Saúde e das plataformas SUS Digital/Coordenação-Geral de Inovação e Informática em Saúde/DATASUS/SEIDIGI.
A integração marca o primeiro uso prático do padrão FHIR em um sistema produtivo no estado, inaugurando um novo momento na saúde digital potiguar e posicionando o RN entre os pioneiros da transformação digital do SUS em todo o país.