Ao amanhecer desta quinta-feira, 17, Caicó acordou com a alegria da Alvorada Festiva, às 5h, pelas ruas, saudando filhos da terra e visitantes; anunciando que a Festa de Sant’Ana começa hoje, permanecendo até dia 27 de julho. A abertura oficial da Festa de Sant’Ana, de Caicó, aconteceu às 18h, com passeata de abertura, sob acordes da Banda Recreio Caicoense, conforme o itinerário: Av Seridó, Rua Renato Dantas, Av Celso Dantas, Av. Cel. Martiniano e Av. Seridó, retornando a Catedral de Sant’Ana, onde aconteceu hasteamento do estandarte da padroeira e Missa celebrada por Dom Antônio Ranis, bispo diocesano. Após a missa, aconteceu o tradicional Jantar de Sant’Ana, que é também um momento de reencontro e confraternização.
A Festa de Sant’Ana, de Caicó RN, é reconhecida pelo IPHAN, desde 2010, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e neste título está incluso a história de fé e de tradições, que edificam e fortalecem as festividades, através do acolhimento aos visitantes, da gastronomia, das artes peculiares da terra, como o bordado, da música e da poesia que fazem tanta referência as festividades da padroeira. Nas proximidades da Catedral de Sant’Ana, a festa transborda em arte e cultura, com programação no Pavilhão Cultural de Sant’Ana, Casa de Cultura Popular de Caicó, Ilha de Sant’Ana, Praça do Coreto, e Casa do Artesão do Seridó.
De acordo com a Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana (PASCOM|), a programação inclui celebrações religiosas, eventos artísticos e culturais diversos, abrangendo momentos de profunda oração, de festejos entre famílias, dança, feira de artesanato, lançamentos de livros e outros eventos, que juntos fazem a grandeza que é a Festa de Sant’Ana, de Caicó.