O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, se reuniu com o prefeito de Caicó, Judas Tadeu dos Santos, para discutir a parceria entre a Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN) e o Consórcio Interfederativo de Saúde do Seridó (CIS Seridó).
A reunião ocorreu nesta quinta-feira, 17, na sede da Policlínica Regional do Seridó, em Caicó. Desse 2023, professores e alunos da EMCM atuam na unidade de saúde com atendimentos em diversas áreas. A ideia é ampliar essa parceria promovendo a qualificação da atenção ambulatorial especializada.
Para isso, a prefeitura apresentou o Projeto Acadêmico Institucional denominado “Integração Ensino-Serviço para Organização do Cuidado, Implantação de Serviços Especializados e Fortalecimento do Modelo PASA (Ponto de Atenção Secundária Ambulatorial)”. O projeto prevê ações integradas entre universidade e serviço, por meio de apoio técnico, inserção acadêmica, ampliação de especialidades e implantação de serviços diagnósticos, promovendo a regionalização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) e a qualificação das práticas assistenciais e formativas.

O diretor da EMCM, George Dantas, destacou o êxito dessa parceria da UFRN com o Sistema Único de Saúde (SUS) e a expectativa para criação de novos espaços de aprendizagem. “Temos boas perspectivas de incorporarmos novos serviços à Policlínica, contribuindo com a expertise e a tecnologia desenvolvida na universidade. Para os estudantes, esse convênio significa a abertura de mais instâncias formativas, especializações e programas de residências em outras áreas além das que já ofertamos”, afirmou George.

A Policlínica Regional do Seridó é uma unidade de saúde referenciada, inaugurada em outubro de 2023, e atende a cerca de 300 mil usuários do SUS em 12 municípios. O prefeito Judas Tadeu lembrou que a maioria dos médicos que atuam hoje em Caicó é oriunda da Escola Multicampi. “A ECMC foi essencial para a melhoria dos serviços de saúde aqui na região, impactando inclusive a qualificação de profissionais que já estavam em atuação”, revelou o gestor.
O reitor parabenizou o trabalho de Judas Tadeu na presidência do CIS Seridó, ressaltou a estrutura da policlínica e como esse tipo de convênio pode viabilizar a aquisição de equipamentos, insumos e contratação de profissionais. “Há um interesse acadêmico e social muito grande da universidade nessa parceria, porque a gente vê o impacto que ela produz na formação dos estudantes e na saúde da região”, concluiu Daniel Diniz.
Participaram da reunião a gerente executiva da Policlínica, Karibele Batista; a diretora executiva do CIS Seridó, Janine Teixeira; o secretário municipal de saúde de Caicó, Gedson Santos; a vice-diretora da EMCM, Liliane Braga; e o professor Luiz Paulo Rosa, coordenador de residência médica da EMCM.