Crédito do Banco do Nordeste para fruticultura alagoana cresce 16,5% com destaque para bananicultura

Os financiamentos do Banco do Nordeste (BNB) voltados para a produção de frutas em Alagoas cresceram 16,5% no primeiro semestre do ano, em relação ao mesmo período de 2024, somando R$ 15,5 milhões.

Do total, 60,6% do crédito (R$ 9,4 milhões) foram destinados à bananicultura, praticada majoritariamente na microrregião serrana dos quilombos. O levantamento da instituição também aponta que a maioria desses financiamentos foi realizada com agricultores familiares.

Além da banana, também houve demanda por investimentos, respectivamente, nas culturas da laranja, coco, maracujá e abacaxi, entre os volumes mais expressivos.

Banana

No primeiro semestre do ano, os créditos do BNB para os bananicultores alagoanos cresceram 22%, no comparativo com os primeiros seis meses de 2024. Os municípios de União dos Palmares e Santana do Mundaú foram os que mais realizaram operações de crédito com o BNB para a produção de banana no estado.

Ainda sobre a bananicultura alagoana, 73,4% do total dos recursos do BNB destinados à atividade foram contratados com agricultores familiares e 51% realizados com linhas específicas para mulheres agricultoras.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *