UFRN promove campanha para enfrentamento à violência contra mulher

Um mês dedicado ao enfrentamento à violência contra a mulher. A campanha Agosto Lilás na UFRN terá uma programação especial com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica sobre as múltiplas formas de violência que atingem as mulheres, por meio de atividades reflexivas e práticas voltadas ao autocuidado e à prevenção.

Promovida pelo Programa Viver em Harmonia, por meio da Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DAS/Progesp), a programação contará com rodas de conversa, oficinas e vivências. As ações são organizadas pela Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho (DQVT), com o intuito de contribuir para a construção de um futuro em que toda mulher seja livre, segura e respeitada.

As inscrições estarão abertas até as 12h do dia 6 de agosto e devem ser realizadas pelos servidores por meio do SIGRH, no caminho: Menu Servidor > Capacitação > Inscrições > Realizar Inscrição. Terceirizados e aposentados poderão se inscrever mediante disponibilidade de vaga pelo e-mail do Programa Viver em Harmonia.

A abertura da programação será com o bate-papo Um olhar sobre a violência doméstica no RN, que acontece no dia 7 de agosto, das 9h às 10h, no formato online. A facilitadora é a delegada da Polícia Civil do RN, Taís Aires T.M. da Costa. Para ela, a violência contra a mulher é um tema que deve ser sempre debatido, especialmente no Agosto Lilás, mês em que a Lei Maria da Penha, marco no combate a este crime, comemora aniversário.

“Infelizmente, algumas violências ainda são imperceptíveis e aceitas socialmente. E isso precisa mudar. Identificá-las é o primeiro passo. A própria Lei Maria da Penha ensina sobre violência física, moral, patrimonial, sexual e psicológica”, pontua. Taís destaca que saber o que fazer quando se identifica uma situação de violência e quais os direitos da mulher vítima é um segundo ponto essencial a ser discutido no bate-papo promovido pela UFRN.

Outra ação da campanha é a Oficina de Defesa Pessoal para Mulheres, que acontece nos dias 14 e 15 de agosto, das 17h às 20h, na Sala de Lutas do Complexo de Esportes e Eventos da UFRN, localizado no campus central, em Natal. A atividade oferecerá noções teóricas e práticas sobre defesa pessoal e legítima defesa.

A campanha na UFRN contará ainda com a vivência Práticas integrativas e complementares em saúde, voltada ao fortalecimento do feminino, autocuidado e conexão com o corpo. A atividade acontece no dia 20 de agosto, às 9h, na Praça Servidor José Wilson de Souza, na Reitoria, e será ministrada por terapeutas do Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lapics) da UFRN.

Já no dia 22 de agosto, às 9h, acontece a roda de conversa Violência Invisível: quando a busca pelo corpo ideal se torna uma forma de autoviolência. A ação terá como facilitadora a nutricionista da UFRN Keith Ellen Dias da Silva, que conversará com as participantes sobre imagem corporal, pressão estética e cultura da dieta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *