A segunda-feira (18) foi marcada por uma intensa agenda de atividades da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN), envolvendo articulação institucional, acompanhamento de projetos e fortalecimento da inovação no estado.
Pela manhã, representantes da FAPERN participaram de reunião com a Secretaria de Estado da Administração (SEAD), realizada na Escola de Governo. O encontro contou com a presença da coordenadora de Avaliação e Acompanhamento de Projetos da FAPERN, Michele Varela, e da diretora da Escola de Governo, Aila Cortez. A pauta tratou do alinhamento sobre os projetos em execução fruto da parceria entre as duas instituições.
Na sede da FAPERN, foi realizada uma reunião de boas-vindas aos novos pesquisadores bolsistas que irão atuar no Programa Estratégico de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional do RN (PROREG). O encontro também tratou da apresentação da Fapern, diretrizes e outros encaminahemntos sobre o Proreg. O programa tem como objetivo descentralizar o fomento à ciência, tecnologia e inovação (CT&I), reduzir as desigualdades regionais no estado e promover o desenvolvimento científico e tecnológico nos diferentes territórios do RN, especialmente naqueles com menor acesso a recursos e infraestrutura.
Foto: Deise Novaes
Ainda pela manhã, a diretoria e equipe técnica se reuniram para planejar ações e apreciar projetos. A expectativa é que em breve novos editais de fomento sejam lançados.
No começo da tarde a Fapern publicou novo edital com 4 bolsas de até R$5.500,00. A seleção, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) , pretende selecionar bolsistas que irão atuar no projeto institucional “Inovação na Gestão Estratégica da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social”. O Edital nº 15/2025 visa o preenchimento de vagas remanescentes do Edital nº 31/2024 – SESED/FAPERN. Além deste, a Fapern está com outros dois editais abertos.
Além dessas ações, a FAPERN também iniciou as visitas técnicas às empresas selecionadas pelo edital TECNOVA III, lançado em parceria com o Sebrae-RN e com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Ao todo, mais de R$ 4 milhões foram destinados para impulsionar a inovação tecnológica e a internacionalização das empresas do estado. A agenda de visitas, conduzida pela coordenadora pesquisadora Rebeca Marota, segue ainda nesta terça-feira (19).