A mortalidade média por casos de acidente vascular cerebral (AVC) no Alto Oeste do Rio Grande do Norte registrou uma queda substancial desde a instalação da linha de cuidado no Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros. A ação do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), fez com que a taxa de mortalidade saísse de uma média anual de 24% (2020-2024) para 17,4% entre janeiro e maio deste ano.
Referência para uma área com cerca de 300 mil pessoas, o Hospital Regional de Pau dos Ferros recebeu o primeiro ponto da linha de cuidado do AVC no estado em novembro de 2024. A medida se deu pela estrutura já instalada na unidade, como os leitos de retaguarda e o tomógrafo, bem como a experiência da unidade com a linha de cuidado do infarto, que colocou o RN entre as menores taxas de mortalidade por infarto no país e a menor do Nordeste.
As duas ações são parte de uma parceria entre a Sesap e a empresa Boehringer Ingelheim, que iniciou nessa segunda-feira (18) uma nova rodada de capacitações para os profissionais de saúde de Pau dos Ferros, Caicó, Mossoró e Natal e, especialmente, o avanço das ações do projeto Angels no Alto Oeste.
A ideia central do projeto é envolver outras áreas além da saúde no programa de enfrentamento e diminuição das taxas de mortalidade do AVC. Em parceria também com a Prefeitura de Pau dos Ferros, a Sesap e a Boehringer promoveram o evento “Prevenir para viver melhor: por uma Pau dos Ferros segura contra o AVC”, que integra ações de saúde e educação para a conscientização dos casos de AVC, tendo começado a aplicação da metodologia nesta terça-feira (19) na Escola Municipal Elpídio Virgínio Chaves.
A ação junto às escolas faz parte, entre outros pontos, de um enfrentamento ao fato dos pacientes chegarem ao atendimento fora da janela temporal para a aplicação do medicamento, procedimento chamado de trombólise. De acordo com os dados do Hospital Regional, cerca de 35% dos pacientes não foram trombolizados por não estarem mais dentro do tempo estipulado para o tratamento.