Agentes da Fapern participam de curso de mapeamento e normatização de processos

Agentes da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern) participam do curso de Mapeamento e Normatização de Processos, promovido pela Escola de Governo, com foco na melhoria dos fluxos internos das instituições do Estado. A capacitação tem como objetivo tornar os procedimentos mais claros, eficientes e alinhados às exigências legais, contribuindo para maior transparência e agilidade no trabalho da Fundação.


Foto: Fapern

Durante o curso, os participantes têm acesso a aulas teóricas e práticas utilizando a plataforma Bizagi, que permite estruturar e visualizar cada etapa das atividades. “A ideia é que, ao mapearmos e organizarmos por categorias, como processos diários ou de férias, possamos criar fluxogramas que facilitem a compreensão de quem chega ao setor, indicando passo a passo o que deve ser feito de acordo com os diplomas jurídicos da instituição”, explica Luzinete Cesário, assessora técnica da Fapern.

Além de Luzinete, participam da capacitação agentes que integram equipes do Profundet, UIAD e Diretoria Científica.

Com o auxílio da ferramenta, os servidores conseguem identificar os gargalos de cada processo e propor melhorias para otimizar o fluxo de trabalho. “Na prática, tomamos como base processos internos da Fapern, modelamos, apresentamos os problemas encontrados e desenvolvemos um plano de ação para redesenhar o processo, que depois será submetido à aprovação da autogestão”, complementa Luzinete.

Ao investir em iniciativas como essa, a Fapern contribui para a modernização e a melhoria contínua da administração pública, assegurando não apenas a conformidade dos processos, mas também a eficiência e a transparência em seus fluxos internos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *