Uern promove debate sobre o Protocolo de atendimento aos casos de Violência e de Assédio contra mulheres

Na manhã desta quinta-feira, 20, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) promoveu uma atividade alusiva ao Agosto Lilás. A iniciativa ocorreu no Centro de Convivência, no Campus Mossoró.

O momento contou com apresentação cultural da estudante Lara Nascimento, do curso de Ciências Sociais, e Cabocla de Jurema. A atividade contou ainda debate sobre o Protocolo de atendimento aos casos de Violência e de Assédio contra mulheres na Uern, com a Profa. Dra. Suamy Soares.

A Uern exerce sua função social de proteção as mulheres dentro e fora da universidade. Protocolo de atendimento aos casos de Violência e de Assédio contra mulheres na Uern é de extrema importância para registrar e acolher as vítimas de violência, por meio de um procedimento padrão. Protocolos como este vem sendo feitos em diversos lugares do Brasil, e Uern foi uma das primeiras Universidades do país a adotar o protocolo.

titular da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD), Eliane Anselmo, destaca que é de extrema importância a Uern debater essa questão de violência da mulher, do protocolo de atendimento a vítimas de violência. Além das ações e debates, foram distribuídos panfletos com orientações sobre o referido protocolo.

A programação do Agosto Lilás segue na tarde desta quinta-feira, 14, com uma roda de conversa sobre “Violências contra as mulheres e seus enfrentamentos e resistência”, às 16h, no auditório da FASSO, terá uma outra O debate contará com a Delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Déborah Kristina Souza; e a Assistente Social do Juizado da Violência contra a Mulher, Maria Helena Medeiros Leite; e a mediação da Profa. Dra. Fernanda Marques.

Logo mais à noite, terá um novo momento para debater o Protocolo de atendimento aos casos de Violência e de Assédio contra mulheres na Uern, com a Profa. Dra. Suamy Soares; e o Projeto Maria da Penha, com a Subcomandante da Guarda Municipal de Mossoró, Lilian Cyntia.

Já na sexta-feira, dia 22 de agosto, ocorrerá uma oficina de autodefesa, com o professor Wevertton Cruz, da equipe SAS Team. A atividade também ocorrerá em dois momentos: pela manhã, às 8h30, e à noite, às 20h30. 

As iniciativas do Agosto Lilás são promovidas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD), Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir (NEM/FASSO), Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), a Ouvidoria, dentre outros setores da Universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *