O Instituto Euvaldo Lodi do Rio Grande do Norte (IEL-RN) realizou, na tarde desta quinta-feira (28), a entrega da etapa estadual do Prêmio IEL de Talentos 2025, em cerimônia na Casa da Indústria, sede da FIERN. Estudantes, empresas e instituições de ensino foram reconhecidos pela qualidade de seus programas, projetos e práticas inovadoras. A solenidade contou com a presença do presidente do Sistema FIERN, Roberto Serquiz, além de diretores da Federação e representantes de instituições de ensino e empresas.
Criado para valorizar o papel do estágio na formação profissional, o prêmio incentiva a qualificação de talentos, fomenta a pesquisa aplicada e fortalece a aproximação entre academia e setor produtivo. A edição deste ano contou, no RN, com 27 projetos inscritos, enquanto, no cenário nacional, 757 iniciativas participaram da competição em 21 departamentos regionais.
Além de destacar empresas e instituições que oferecem programas exemplares de estágio, a premiação também reconhece o trabalho de supervisores, fundamentais no acompanhamento dos alunos e na proposição de desafios que resultam em soluções aplicáveis ao setor produtivo.
Durante a abertura, o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, ressaltou a importância do estágio como ponto de partida para a inserção do jovem no mercado de trabalho. “O estagiário não é apenas alguém em fase de aprendizado, mas sim um talento em formação. O mercado de trabalho para o jovem começa a se consolidar a partir do estágio”, afirmou.
Ele também destacou o papel dos estagiários no futuro do setor produtivo. “Parabenizo a todos que participam desse processo de transformação do conhecimento, sempre olhando para o futuro. O futuro que queremos construir está nas mãos de vocês. O estágio abre portas e permite a concretização de uma carreira de sucesso”, disse Serquiz aos estudantes presentes.
A premiação, ressalta o superintendente regional do IEL-RN, Juan Saavedra, chancela a trajetória dos alunos. “A premiação chancela o currículo do estagiário”, afirmou. E destacou ainda o papel do IEL como elo entre diferentes atores. “O IEL sempre está em busca de conectar pessoas, negócios e conhecimento, proporcionando para o aluno a sua prática junto ao mercado de trabalho, às instituições de ensino e à concedente do estágio. Esses atores são responsáveis por fomentar, junto com o IEL-RN, esse programa tão exitoso que hoje estamos premiando”, concluiu.
A coordenadora de Carreiras e Educação Profissional do IEL-RN, Marina Aragão, reforçou a importância de iniciativas como o IEL Qualifica no fortalecimento da jornada dos jovens. “Esse momento representa o reforço junto às comunidades, às instituições de ensino e à indústria. Estamos sendo o elo entre o saber e a prática laboral, o mercado de trabalho. E o IEL vem apontando para o mercado não somente pela prática do estágio, mas também no preparo com relação à educação”, destacou.
O diretor e 1º secretário da FIERN, Heyder Dantas; a vice-presidente da FIERN e presidente do SINDPLAST-RN, Conceição Tavares; o presidente do SINDMEST-RN, Alberto Serejo; a presidente do SIFT-RN, Helane Cruz; o presidente do SINDIPESCA-RN, Arimar França; e o presidente do SINDIFIBRAS-RN, Carlos Henrique também participaram do evento e fizeram entregas das categorias premiadas.
Instituições, estudantes e empresas comemoram premiação
Na categoria de Estagiário Inovador, a aluna Lourdes Maria, da Associação de Orientação aos Deficientes (ADOTE), conquistou o primeiro lugar com o projeto “Caderno Colaborativo: Práticas inclusivas, experiências, reflexões e construção coletiva na Escola Madre Fitzbach”. No trabalho, ela desenvolveu um portfólio para documentar as práticas educativas realizadas no seu local de estágio.
“Eu devo todo o apoio à supervisora e à equipe da escola pelo espaço que me dão. Esse acolhimento me permite atuar e pensar junto com eles, e isso é muito importante para a minha formação docente”, disse.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), representado pelo reitor José Arnóbio, foi o vencedor do 1º lugar na categoria Educação Inovadora em nível técnico e também conquistou o 2º lugar em nível superior. “É extremamente importante porque a formação profissional é o que nos move, e fazer com que o nosso estudante entre no mercado de trabalho é fundamental para concluirmos o ciclo formativo. Já há alguns anos temos recebido esse reconhecimento, e mais uma vez o prêmio vem para nossa instituição”, destacou Arnóbio.
A empresa Dois A Engenharia e Tecnologia também se destacou ao ter alunos vencedores em três categorias. Representando a empresa, o diretor de Engenharia, Antônio Medeiros, explicou que cerca de 10% da equipe é formada por estagiários. “É uma turma super animada. Eles sabem o que estão fazendo, gostam do que fazem e encontram aqui um ambiente que promove a inovação. Nossos gerentes cuidam bem dos estagiários e se sentem à vontade com esse trabalho”, ressaltou.
Prêmio IEL de Talentos
O Prêmio IEL de Talentos contempla práticas inovadoras em estágios, reconhecendo instituições de ensino que se destacam na formação dos alunos, empresas que investem em programas robustos e estagiários que se sobressaem pela performance e inovação. Além disso, valoriza bolsistas, orientadores e empresas envolvidas em projetos de pesquisa aplicada, com resultados capazes de impactar diretamente o mercado e a sociedade.
A edição de 2025 trouxe ainda a categoria Destaque Sistema S, que premia iniciativas de estagiários, bolsistas e instituições ligadas ao Sistema S. Outro diferencial foi a garantia de que os semifinalistas das etapas regionais avançam automaticamente para a disputa nacional, ampliando a visibilidade e a projeção das práticas desenvolvidas no Rio Grande do Norte e em outros estados.
O evento contou ainda com a participação do jornalista e publicitário Thiago Garcia, que ministrou a palestra “Branding Pessoal: seu nome, seu negócio”. Em sua fala, ele destacou a importância da construção de uma marca própria. “A marca mais valiosa que você tem é o seu nome. Falar quem somos nós é falar o que temos de diferente”, pontuou.
O diretor e 1º secretário da FIERN, Heyder Dantas; a vice-presidente da FIERN e presidente do SINDPLAST-RN, Conceição Tavares; o presidente do SINDMEST-RN, Alberto Serejo; a presidente do SIFT-RN, Helane Cruz; o presidente do SINDIPESCA-RN, Arimar França; e o presidente do SINDIFIBRAS-RN, Carlos Henrique também participaram do evento e fizeram entregas das categorias premiadas.
Prêmio IEl de Talentos – Confira os vencedores por categoria
Educação Inovadora
Ensino Técnico
1º lugar: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN
Ensino Superior
1º lugar: Associação Santa Terezinha de Mossoró
2º lugar: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN
3º lugar: Centro Universitário FACEX
Sistema S – Educação Inovadora
Nível Técnico:
1º lugar: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-RN)
2º lugar: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-RN)
Estagiário Inovador:
Micro e Pequena Empresa
1º lugar: Lourdes Maria Silva de Oliveira
Empresa: Associação de Orientação aos Deficientes – ADOTE
Projeto – Caderno Colaborativo: Práticas Inclusivas, Experiências, Reflexões e Construção Coletiva na Escola Madre Fitzbach
2º lugar: Erika Fernandes Calasans Gomes de Barros
Empresa: Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis – ISI-ER
Projeto – Planta Piloto de Eletrólise para Valoração da Cadeia de Hidrogênio de Baixo Carbono
3º lugar: Pedro Henrique de Medeiros Dantas
Empresa: Revigreen Engenharia
Projeto – Laboratório à Sustentabilidade: Como o reparo de equipamentos elétricos e eletrônicos de turbinas eólicas reduz a emissão de CO2 na atmosfera
Empresa de Médio Porte
1º lugar: Palloma Deyza Santos Abdias
Empresa: Aurora Borborema
Projeto – Redução de Custos e Aumento da Reciclabilidade através da Parceria com Associação Local de Catadores – Aura Minerals
2º lugar: João Pedro de Matos Gomes
Empresa: Bonor Industria de Botões do Nordeste S.A
Projeto – InfoSeg
Empresa de Grande Porte
1º lugar: Maria Vitória Diogenes Targino
Empresa: Dois A Engenharia e Tecnologia LTDA
Projeto – Processo de Desmobilização de Obras
2º lugar: Luiz Felipe Dantas de Oliveira
Empresa: Dois A Engenharia Ltda
Projeto – Um Novo Passo no Planejamento – Implantação da Plataforma ALICE Technologies
3º lugar: Íris Tayná Gomes de Morais
Empresa: Dois A Engenharia e Tecnologia LTDA
Projeto – Metodologia Organizacional para o Mapeamento de Fluxo de Valor
Estágio Inovador
1º lugar: Revigreen Engenharia