Estudantes da UFRN viajam a Moçambique com o Trilhas Potiguares Brasil/África

​Nesta quinta-feira, 4, um grupo de alunos, professores e servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) embarcam para Moçambique, na África, com o programa Trilhas Potiguares Brasil/África. A iniciativa, coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), levará ações do projeto às cidades de Inhambane e Maxixe.

A estudante de medicina Alice Eduarda Nascimento, 25 anos, que participa da expedição, fala sobre a importância do programa em sua vida. “Eu participei do Trilhas ainda criança, quando o programa foi na minha cidade e me despertou o desejo de ingressar na universidade. Em 2019, participei pela primeira vez como discente de biologia e, agora, irei para o continente africano como estudante da graduação de medicina”, relata. ​ Alice é discente da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN), Campus Caicó. “Essa oportunidade me dá muita confiança para executar minhas ações, que serão voltadas para a saúde dos idosos e para a população — no que tange às doenças infectocontagiosas que são muito prevalentes na região”, complementa.

​O Trilhas Potiguares é um programa de extensão que conecta a Universidade com a comunidade externa, permitindo que estudantes, professores e técnicos viajem a pequenos municípios do estado. Nessas viagens, eles realizam ações de desenvolvimento sustentável e de construção solidária do saber, priorizando a qualidade de vida das comunidades e valorizando a cultura e as tradições locais.

​Esta é a segunda vez que o programa ultrapassa as fronteiras do estado e do Brasil. A primeira foi em 2017. Para o reitor da UFRN, professor Daniel Diniz, a iniciativa irá proporcionar um intercâmbio de saberes entre brasileiros e moçambicanos. “Sem dúvidas, essa experiência também será fundamental para aflorar a visão humanista dos participantes”, afirma.

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG/UFRN) está apoiando a ida de estudantes de mestrado e doutorado. “Essa experiência é transformadora para todos que terão essa oportunidade e, com certeza, enriquecerá os trabalhos de pesquisa que esses estudantes estão desenvolvendo, além de ampliar a internacionalização da Universidade”, destaca a professora Fernanda Raffin, pró-reitora adjunta da pós-graduação.

​O Trilhas Potiguares Brasil/África é uma realização conjunta da Proex/UFRN, da PPG/UFRN, da Universidade Save (UniSave) e da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), ambas de Moçambique, além da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e do Instituto Federal do Pará (IFPA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *