A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), por meio do projeto de extensão Aldo Parisot, realiza concerto no dia 13 de setembro, às 18h, no Auditório Onofre Lopes. A apresentação reúne repertórios nacionais dos compositores Alexandre Schubert e Carlos Cruz, além de clássicos dos Beatles.
O objetivo do evento é apresentar ao público o resultado do trabalho desenvolvido pelo projeto Aldo Parisot, que oferece ensino de instrumentos de cordas orquestrais para meninas da rede pública de Caicó. A estreia da orquestra busca divulgar o aprendizado musical adquirido, promover a formação artística das participantes e incentivar a valorização da música e da cultura no Rio Grande do Norte.
O concerto conta com a regência de Marina Barnabé, aluna do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS/UFRN). A equipe técnica responsável por orientar o treinamento e desenvolvimento musical das meninas foi composta pelos professores Catarina Rossi, Diego Paixão e David Souza, todos pesquisadores da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec).
A Orquestra Aldo Parisot foi criada em 2023 pela EMUFRN, e tem como propósito levar o ensino de instrumentos como violino, viola e violoncelo a meninas de 10 a 16 anos da rede pública de Caicó e Jucurutu. Idealizado pelo professor e violoncelista Fábio Soren Presgrave, o projeto organiza aulas que combinam práticas individuais e orquestrais, para desenvolver habilidades técnicas e promover o trabalho coletivo.
Desde o início, o projeto vem realizando apresentações públicas, contribuindo para uma maior visibilidade cultural na região. Um exemplo recente foi o concerto de encerramento em dezembro de 2024, realizado em frente à Catedral de Santana, em Caicó, com repertório que incluiu temas natalinos e obras didáticas estudadas ao longo do ano. Com o passar dos anos, o projeto também expandiu as ações para um novo polo em Currais Novos (em 2024), o que permitiu ampliar o alcance social e geográfico.