Walfredo Gurgel economiza R$ 750 mil com uso do prontuário eletrônico

Implantado há dez meses no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), o sistema de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP+RN) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), trouxe uma economia de aproximadamente R$ 750 mil.

O valor foi alcançado porque o hospital deixou de imprimir até dois milhões de páginas, o equivalente a quatro mil resmas de papel, o que representam também de 20 milhões de litros de água e aproximadamente 200 árvores, se considerarmos os recursos ambientais que seriam necessários para a produção do material.

O Walfredo também foi a primeira das sete unidades da rede estadual que contam com o PEP+RN a alcançar a marca de 1 milhão de documentos eletrônicos.

Os números reforçam os resultados positivos da implantação do PEP+RN. O uso do prontuário eletrônico promove mais agilidade, integração e governança no cuidado integral dos pacientes, além de fortalecer a governança clínica e a gestão hospitalar.

O PEP é utilizado por mais de 1,8 mil profissionais que atuam no Walfredo, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, dentistas e outros profissionais.

Nos últimos dez meses foram registrados mais de 70 mil atendimentos com uso do prontuário eletrônico. Através do PEP, os profissionais atualizam as informações clínicas dos pacientes em tempo real, garantindo decisões rápidas e seguras. O sistema permite a criação de alertas inteligentes que apoiam o cuidado clínico e permitem a rastreabilidade completa de prescrições, exames e condutas.

Com segurança e transparência, os dados ficam armazenados e acessíveis a todos os profissionais que acompanham o paciente, tornando a gestão hospitalar mais eficiente, com uso responsável de recursos e melhor disponibilidade de leitos.

O Prontuário Eletrônico foi desenvolvido em parceria entre Sesap e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS-UFRN).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *