O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), por meio de gestores de Unidades de Conservação e do diretor Técnico, Thales Dantas, marcou presença no Congresso Paraibano de Gestão de Trilhas de Longo Curso, realizado do dia 19 a 21 de setembro, em Araruna (PB).
O encontro, inédito na região, reuniu especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil com o objetivo de fortalecer as trilhas como ferramenta de lazer saudável, vetor para o desenvolvimento do ecoturismo e instrumento estratégico de conservação do meio ambiente.
A programação contemplou workshops, palestras e treinamentos sobre governança, gestão de risco, implementação, sinalização, legislação e promoção das trilhas, além de debates sobre a importância de integrá-las à economia sustentável e ao uso responsável dos recursos naturais.
De acordo com o diretor Técnico do Idema, Thales Dantas, a participação do órgão representa uma oportunidade de aprendizado e de troca de experiências que podem se converter em práticas efetivas no estado. “Eventos como este ampliam nossa visão sobre a gestão das trilhas e o potencial que elas têm para unir conservação e desenvolvimento sustentável. Muitas das experiências debatidas aqui poderão ser adaptadas e aplicadas nas Unidades de Conservação do Rio Grande do Norte, ampliando o acesso responsável da sociedade ao patrimônio natural e fortalecendo o ecoturismo local com responsabilidade”, destacou.