A 2ª Cúpula Global da Coalizão para Alimentação Escolar ocorreu na última semana e destacou o tema como prioridade em políticas públicas e decisões governamentais. Em entrevista à Voz do Brasil desta terça-feira (23/9), a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba destacou a importância da pauta.
O tema da alimentação escolar está sendo reconhecido como uma ferramenta forte de política pública, que garante não só nutrição, mas aprendizagem. Nossa meta na Coalizão Global é garantir que 724 milhões de crianças até 2030 tenham acesso a pelo menos uma refeição saudável e nutritiva de qualidade por dia”, destacou Fernanda.
“E o que é a nossa grande meta? Que o PNAE brasileiro, o Programa Nacional de Alimentação Escolar, continue a ser o maior programa do planeta, inspirando avanços, não só aqui, mas no mundo como um todo”, acrescentou a presidente do FNDE ao destacar que o Brasil é referência no assunto frente ao mundo.
O evento, considerado o maior encontro mundial dedicado à alimentação escolar, ocorreu nos dias 18 e 19 deste mês, em Fortaleza (CE), e reuniu delegações de cerca de 80 países, com a presença de mais de 1.500 participantes. Entre os representantes do Governo do Brasil estavam o ministro da Educação, Camilo Santana, e vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
A cúpula foi realizada pelo Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Secretariado da Coalizão para a Alimentação Escolar, sediado pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU).