A Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (Fapern) recebeu, nesta segunda-feira (29), o pesquisador italiano Salvatore Rinaldi, uma das maiores autoridades internacionais em neurociência aplicada. Médico neurofisiopatologista e fundador do Instituto Rinaldi Fontani, em Florença, Rinaldi é mundialmente reconhecido pelo desenvolvimento da Tecnologia REAC®? (Radio Electric Asymmetric Conveyer), método pioneiro de neuromodulação e biomodulação utilizado em diversos tratamentos.
A visita à sede da Fundação foi acompanhada pela vereadora Samanda Alves (PT-Natal) e contou com a recepção do diretor-presidente da Fapern, Gilton Sampaio, além de representantes das diretorias e equipes técnicas. Durante o encontro, foi apresentado ao cientista um panorama detalhado do trabalho desenvolvido pela instituição, especialmente nas ações voltadas para a promoção da ciência, tecnologia e inovação no estado.
De acordo com a avaliação da equipe, a reunião foi considerada bastante positiva, possibilitando não apenas o fortalecimento do diálogo institucional, mas também a abertura de perspectivas para futuras parcerias de cooperação científica.
Ainda na segunda-feira (29), Rinaldi participou, em Natal, do Seminário Nacional sobre Neurodiversidade: Tratamentos com a Tecnologia REAC e Políticas Públicas para TEA, TDAH e outras condições. O diretor científico da Fapern, Ricardo Melo, marcou presença no evento.
Além dessa agenda, na última sexta-feira (26), o pesquisador realizou uma visita técnica às instalações do PAX e do Instituto Santos Dumont (ISD), conhecendo de perto a infraestrutura e os trabalhos desenvolvidos pelas instituições. As visitas também foram acompanhadas por agentes da Fapern, fortalecendo o compromisso da Fundação em apoiar iniciativas que ampliem as possibilidades de pesquisa e inovação no Rio Grande do Norte.