Costura+ RN incentiva o empreendedorismo e forma 48 profissionais em Nova Cruz

Valorizando e desenvolvendo o empreendedorismo no Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra entregou nesta quinta-feira (2), no município de Nova Cruz, 48 certificados de conclusão para alunas do programa Costura+ RN. A iniciativa forma profissionais para atuarem no mercado de confecções, tanto na indústria quanto de forma liberal, através da concessão de crédito pela Agência de Fomento do RN (Desenvolve RN).

Esta foi a quinta turma formada pelo programa, que já passou por Baraúna, Caraúbas, Apodi e Jandaíra. Até o fim da segunda etapa do Costura+ RN, serão formados mais de 1.850 alunos, em 37 municípios do Estado. Nesta primeira fase, serão qualificados 712 alunos. O investimento é de R$ 427 mil.

“Estou aqui hoje por vocês. O curso é um sucesso, e esta já é a quinta cidade em que estamos concluindo esta jornada. Cada vez mais vocês renovam minhas esperanças. Isso aqui não é apenas uma capacitação qualquer, é um caminho para que a gente possa realizar o propósito de geração de renda, trazendo cidadania e dignidade”, destacou a governadora Fátima Bezerra durante a solenidade.

Fátima também explicou como surgiu o Costura+ RN. “Essa ideia nasceu a partir do entendimento do governo de que se faz necessário oferecer capacitação para o nosso povo adentrar o mercado de trabalho. E resolvemos começar priorizando as mulheres, pela importância de fazer as mulheres terem sua autonomia. O programa foi entregue à Sedec e então buscamos a parceria com o SENAI e chamamos também as prefeituras”.

A agência Desenvolve RN é a responsável pelo financiamento para os alunos que querem sair do trabalho informal ou deixar de ter uma carteira assinada. A diretora da agência, Márcia Maia, explicou que a linha de crédito de R$ 6 mil possibilita a aquisição de máquinas de costura e de outros equipamentos. “Esse financiamento possibilita que mulheres formadas possam ser donas do próprio negócio, e chega a quem tem talento também para empreender”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *