A governadora Fátima Bezerra participou nesta quinta-feira (09), da abertura oficial da Feira de Negócios do Assú e do Vale (FENAVALE 2025), um dos maiores eventos de empreendedorismo e desenvolvimento econômico do interior potiguar. A solenidade segue até o sábado (11) na Praça São João Batista, em Assú.
Promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Assú, a Fenavale chega à sua 10ª edição, consolidada como um dos eventos mais importantes do calendário econômico do Rio Grande do Norte, reunindo empresas, instituições públicas e privadas, e empreendedores de diversos segmentos.
“A Fenavale mostra a força empreendedora de Assú. A Feira já se consolidou como um dos maiores eventos de fomento e de incentivo aos negócios, não só da região, mas do Brasil e de todo o Rio Grande do Norte. Ela traz consigo o incentivo à movimentação da economia, melhorando a renda do nosso povo com estes mais de 100 estandes aqui em suas diversas atividades e o governo, como sempre, aqui presente e parceiro”, enfatizou a governadora.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) marca presença no evento com uma ampla programação voltada ao fortalecimento do ambiente de negócios no interior potiguar. A estrutura montada oferecerá orientações sobre registro e proteção de marcas, acesso a microcrédito para microempresas e profissionais liberais, e a divulgação do CENIS – Comitê Estadual de Negócios de Impacto Social, que incentiva iniciativas com foco em transformação social e ambiental.
A Sedec também apresenta os programas Costura + RN e Exporta+ RN, voltados à qualificação e expansão de mercados, além de destacar o papel do Proedi – Programa Estadual de Desenvolvimento Industrial – responsável por impulsionar indústrias potiguares como Amana (água mineral), Lesn (alimentos) e SterBom (sorvetes e polpas). Com o Proedi, o incentivo fiscal pode chegar a 90% de redução do ICMS para empresas instaladas fora da capital.
“A presença do Governo do Estado na Fenavale é o reconhecimento da importância do empreendedorismo do Vale do Açu e uma demonstração de que estamos comprometidos em apoiar quem produz e gera oportunidades em todas as regiões do RN”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alan Silveira.
Neste ano, o investimento do Governo do Estado do RN na feira é de R$ 120 mil, com atendimentos realizados em parceria com a CDL Assú e a Agência Desenvolve RN. Além da Sedec, o Governo do Estado também participa do evento por meio da Caern, Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern) e Secretaria de Estado da Educação – Direc Regional de Assú.
A Prefeitura do Assú apoia, investe com dois estandes: da Secretaria de Turismo e da Assistência Social, através da Casa do Artesão Assuense. “A Fenavale faz parte da história de Assú e, a cada ano, se consolida. É sinônimo de trabalho, união e desenvolvimento. É o reflexo de um povo que acredita na força do empreendedorismo e que tem orgulho de ver o Assú crescer e se destacar cada vez mais”, declarou o prefeito de Assú, Lula Soares.
A Fenavale segue até o sábado, dia 11 de outubro, das 18h às 22h, com entrada gratuita com mais de 150 estandes, palestras, atividades culturais e uma praça de alimentação com produtos regionais. A organização estima um público superior a 15 mil visitantes nos três dias de evento.
MAIS ASSÚ
Esta semana a governadora recebeu em audiência o prefeito Lula Soares, que apresentou demandas e projetos estratégicos para fortalecer o desenvolvimento do município e da região. O encontro reforçou a parceria institucional entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Assú, especialmente nas áreas de infraestrutura, geração de emprego e incentivo à indústria e ao comércio local. O encontro fez pauta das falas da governadora nesta quinta (09)
“O prefeito esteve comigo esta semana, junto com Isabela, vice-prefeita, e representes da Câmara de Vereadores e firmamos um cronograma para instalar no Hospital Regional de Assú a barreira ortopédica e já na segunda-feira, o prefeito vai estar novamente lá em Natal, junto com Isabela para assinar, junto comigo e o Ministério da Saúde um termo de compromisso de 30 milhões para a construção da Policlínica de Assú. Recentemente foi liberado para Assú quase 8 milhões para o CERN, que é o Centro de Especialidade e Reabilitação e agora a Policlínica que chega com essa missão do atendimento especializado e junto consigo também mais duas unidades básicas de saúde. Isso tudo em parceria com o Governo Federal”, declarou Fátima.