VI ECOB reúne especialistas e comitês para debater gestão das águas no RN

O VI Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (ECOB) teve início nesta segunda-feira (13), no auditório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Mossoró. O evento reúne membros de comitês, especialistas, pesquisadores, representantes de órgãos governamentais e empresas privadas para discutir e propor soluções inovadoras voltadas à gestão das águas no Rio Grande do Norte.

A mesa de abertura contou com a participação do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Paulo Varella; do diretor-presidente do IGARN, Procópio Lucena; da presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ceará-Mirim, Ceres Dantas; do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró, Jorge Filho; do reitor da UFERSA, Rodrigo Codes; do deputado estadual Francisco do PT; e da deputada estadual Isolda Dantas.

O presidente do CBH do Rio Apodi-Mossoró, Jorge Filho, fez um breve histórico dos encontros estaduais dos comitês. “Passamos de três para cinco comitês e vamos continuar crescendo, buscando ampliar as discussões e envolver os usuários das águas, os membros dos comitês e os gestores públicos”, destacou.

A presidente do CBH do Rio Ceará-Mirim, Ceres Dantas, ressaltou o crescimento do ECOB. “Saímos de um evento pequenininho para um grande encontro neste auditório lotado da UFERSA. Este evento representa o esforço coletivo dos comitês e reflete sua importância enquanto instância colegiada formada por diversos setores da sociedade”, afirmou.

O diretor-presidente do IGARN, Procópio Lucena, enfatizou a importância da gestão das reservas hídricas do estado. “Água concentrada serve a poucos. É preciso distribuir a água, democratizar a água”, disse.

A deputada estadual Isolda Dantas destacou o valor da água para o povo sertanejo. “Falar de água é falar de vida, da trajetória de um povo que se emocionou com a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco ao RN”, declarou.

O deputado estadual Francisco do PT destacou o apoio da Assembleia Legislativa do RN aos comitês. “A Frente Parlamentar das Águas está à inteira disposição dos comitês para promover audiências, seminários e receber propostas que possam se transformar em projetos e requerimentos de leis”, afirmou.

O secretário da SEMARH, Paulo Varella, falou sobre a gestão das águas em períodos de seca. “Estamos vivendo um momento difícil e desafiador diante da seca. Por isso, precisamos pensar juntos e agir juntos, com planejamento. Comitês de bacia, usuários e gestores públicos. Vale a pena lutar por esse sistema. O VI ECOB é a festa da gestão democrática das águas. Vamos avançar juntos, sem medo e com esperança”, declarou.

O reitor da UFERSA, Rodrigo Codes, finalizou a abertura ressaltando o papel estratégico dos comitês. “Quero destacar a importância dos comitês, que atuam diretamente no gerenciamento e na gestão dos usos da água — nosso bem maior, especialmente em momentos de escassez hídrica”, afirmou.

Consolidado como o principal espaço estadual de debate sobre desafios e avanços na gestão dos recursos hídricos, o ECOB tem como propósito promover a integração entre diferentes setores, fortalecer a participação social e estimular a troca de experiências entre os atores que compõem o Sistema de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Estado.

Entre os objetivos do encontro estão identificar oportunidades e desafios para a gestão integrada das águas; integrar organismos públicos e privados; discutir cenários futuros e definir metas e diretrizes para políticas públicas; além de destacar a importância da comunicação e mobilização social. O evento também promove debates sobre os compromissos e responsabilidades dos entes do Sistema de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do RN, visando otimizar ações de preservação da qualidade e quantidade das águas.

Aberto à sociedade, o VI ECOB é voltado a membros de comitês de bacias hidrográficas, representantes de órgãos gestores de recursos hídricos, usuários da água, representantes da sociedade civil, técnicos e gestores públicos, pesquisadores, estudantes, movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, além de integrantes de organizações não governamentais e entidades ambientalistas.

O VI ECOB é realizado pelos Comitês das Bacias Hidrográficas dos rios Apodi-Mossoró, Ceará-Mirim, Pitimbu, Potengi e Piancó-Piranhas-Açu, em parceria com o Governo do Estado do RN, por meio do IGARN e da SEMARH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *