Carteira do Docente é gesto de reconhecimento. E educação é ‘luz no fim do túnel’, diz Lula

“A educação é aquele caminho que a gente aponta e vê a luz no fim do túnel. Da parte do nosso governo, não faltará atitude para tentar melhorar a educação nesse país. Nós precisamos formar mais engenheiro, mais matemático, mais especialista em inteligência digital. Nós temos que exportar inteligência, conhecimento, tecnologia.” Com essas palavras de exaltação à educação, em evento no Rio de Janeiro neste 15 de outubro, Dia do Professor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, e de diversas autoridades, o decreto que cria a Carteira Nacional Docente no Brasil (CNDB).

A CNDB é uma conquista aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Lula, sendo reconhecida em todo o território nacional como documento oficial dos professores. Com validade de 10 anos, o documento é destinado a professores de todos os níveis e etapas da educação, das redes públicas e privadas.

O sistema de solicitação da CNDB será aberto a partir desta quinta-feira (16/10), por meio da página Mais Professores, com acesso via conta gov.br. O programa Mais Professores busca atender aproximadamente 2,7 milhões de docentes em todo o país. Para ser elegível, é preciso que o professor tenha Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular junto à Receita Federal; e esteja em exercício da atividade docente em instituição de ensino.

“Eu quero provar ao mundo que a gente pode consertar o país. Esse país merece uma chance. Eu quero que meu neto, o neto de vocês, o bisneto de vocês, tenham aquilo que eles têm direito”,, disse o presidete.

A gente sonha que o filho da gente tenha uma boa educação, uma boa formação profissional, para ele viver independente a vida inteira. E é isso que eu quero para esse país. Soberania significa qualidade de vida do nosso povo. Significa direito de andar de cabeça erguida”, reforçou Lula.

Cartão Prêmio

A cerimônia, realizada no Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado, no Rio de Janeiro, foi marcada ainda pela entrega a professores do estado fluminense do Cartão Prêmio no âmbito do programa Mais Professores para o Brasil.

Com o objetivo de reconhecer professores das redes públicas em todo o Brasil que colaboram para a melhoria da qualidade da educação, o Ministério da Educação reconheceu 100 mil professores das escolas com maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), incluindo aquelas com contextos desafiadores, de acordo com o nível socioeconômico.

Nesta edição, os professores receberão um cartão do Banco do Brasil com crédito de R$ 3 mil para a aquisição de ferramentas de trabalho, como computadores, notebooks e tablets. Serão premiados professores de todos os estados e do Distrito Federal, nas categorias: anos iniciais do ensino fundamental; anos finais do ensino fundamental; e ensino médio.

PAPEL DOS PROFESSORES – Ao reafirmar que a educação precisa ser prioridade no país, Camilo Santana pediu que os professores sejam mais valorizados em todo o território nacional. “Queria convocar todos os parceiros desse país para criar um grande movimento, um movimento desse país e de reconhecer o papel do professor nesse país. Às vezes, o professor é pai, é mãe, é psicólogo, é enfermeiro, é médico, é irmão, é aquele que cuida e tem um amor grande pelos alunos desse país. Portanto, eu estou muito feliz e dentro do programa de valorização dos professores”, afirmou o ministro da Educação.

CONQUISTAS E AVANÇOS – Camilo Santana elencou diversas conquistas do Governo do Brasil desde 2023, no início desta gestão, no campo da educação, entre elas o programa Pé-de-Meia; a criação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada; o Programa Escola de Tempo Integral, o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação, a criação de 100 novos institutos federais; e o Programa Escola Conectada. “Em 2023, nós tínhamos 42% das escolas públicas do país conectadas com fins pedagógicos. Agora, já são 65,9% das escolas conectadas em todo o Brasil”, lembrou o ministro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *