Prova Nacional Docente vai elevar a qualidade da educação básica brasileira

No dia 26 de outubro ocorre a Prova Nacional Docente, um exame realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de auxiliar estados e municípios a selecionarem professores para as suas redes. Em entrevista à Voz do Brasil, desta quinta-feira (16/10), o presidente do Inep, Manuel Palacios, destacou a prova como a grande chance para aqueles que querem ingressar no magistério.

Professores que se prepararam para o exercício da docência e que não encontraram oportunidades, eles vão encontrar agora uma oportunidade de acesso à carreira. Com isso, teremos mais professores candidatos a ocupar os cargos de professor das redes de ensino e, portanto, uma elevação da qualidade da nossa categoria docente em todo o país“, afirmou.

Mais de um milhão de inscrições foram confirmadas para a primeira edição do PND, que vai valer por mais três anos, de acordo com Palacios. “Então, quem fizer a prova desse ano pode utilizar esses resultados para todos os editais que forem publicados mais à frente, com a previsão de uso dos resultados da PND para o ingresso na carreira”, destacou.

A prova tem a finalidade de auxiliar na elevação da qualidade dos processos seletivos para professores, não apenas estimulando a realização de concursos públicos, mas também induzindo o aumento de professores qualificados nas redes públicas de ensino.

A avaliação faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no País. Embora não seja um concurso público, seus resultados podem ser utilizados por estados e municípios como etapa única ou complementar em seus processos seletivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *