1,8 milhão de cartões de inscrição da Prova Nacional Docente estão disponíveis

O Governo do Brasil, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realiza no dia 26 de outubro a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), voltada a professores e estudantes de licenciatura da educação básica. Os cartões dos candidatos já estão disponíveis.

A PND integra o programa Mais Professores, que visa valorizar o magistério, fortalecer a formação docente e ampliar o número de professores efetivos nas redes públicas de ensino em todo o país.

Professores que se preparam para o exercício da docência e que não encontraram oportunidades vão ter agora uma chance de acesso à carreira. Temos professores temporários e recém-formados que poderão participar de concursos públicos e ocupar cargos efetivos”, afirma Manuel Palácios, presidente do Inep.

O Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível no Sistema PND , com login e senha da plataforma Gov.br. O documento informa o local de prova, número de inscrição e outras orientações. No dia do exame, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (de Brasília), com início às 13h30 e término às 19h.

Mais de 1,08 milhão de pessoas se inscreveram para participar do exame, que será aplicado em 750 municípios de todos os estados e no Distrito Federal. De acordo com o presidente do Inep, Manuel Palácios, a adesão expressiva demonstra o interesse dos profissionais e futuros docentes em ingressar e se consolidar na carreira pública.

“Professores que se preparam para o exercício da docência e que não encontraram oportunidades vão ter agora uma chance de acesso à carreira. Temos professores temporários e recém-formados que poderão participar de concursos públicos e ocupar cargos efetivos”, afirmou Palácios, em entrevista à Voz do Brasil, da EBC, nesta quinta-feira, 16 de outubro.

A PND será composta por 80 questões, sendo 30 de formação geral e 50 específicas de cada área de licenciatura, além de uma questão discursiva. Serão avaliadas 17 áreas do conhecimento, entre elas pedagogia, letras, matemática, ciências biológicas e história. O conteúdo segue as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da educação básica.

PARA QUEM — O exame é voltado aos alunos que estão concluindo cursos de licenciatura em 2025, devidamente inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas pelas próprias instituições de ensino superior onde estudam. Os resultados individuais da PND terão validade de três anos e poderão ser utilizados em concursos públicos e processos seletivos simplificados realizados por estados e municípios. Até o momento, 22 estados e 1,5 mil municípios já aderiram à utilização dos resultados como critério para admissão de professores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *