A governadora Fátima Bezerra visitou, nesta quarta-feira (29), durante as comemorações pelos 97 anos de João Câmara, as instalações da primeira unidade do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) na região do Mato Grande. O posto avançado está em fase final de obras e funcionará no município por meio de parceria entre o Governo do Estado e a gestão municipal. A expectativa é de que as operações sejam iniciadas ainda este ano.
O governador destacou a importância da obra como um avanço na cobertura de segurança pública para a região do Mato Grande. “Já realizamos nove concursos ao longo de sete anos para alteração do efetivo, permitindo a interiorização do Corpo de Bombeiros”, disse. E completou: “A presença dos bombeiros militares dá uma sensação de segurança à população”.
O prédio e a infraestrutura física ficaram sob a responsabilidade da gestão municipal, enquanto o Governo do RN vai fornecer o efetivo e os equipamentos operacionais. Ao todo, 20 bombeiros militares e viaturas de salvamento e combate a incêndio foram destacados para a nova unidade.
De acordo com o comando do Corpo de Bombeiros, a maioria dos militares que integrarão o posto é formado por novos servidores, oriundos das turmas do concurso público realizado em 2023. A instalação da base busca ampliar a cobertura de atendimento em situações de emergência e reduzir o tempo de resposta em ocorrências nos municípios do Mato Grande.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Monteiro da Silva Júnior, afirmou que a nova unidade reduzirá o tempo de resposta nos atendimentos nos municípios vizinhos. Ele explicou que toda a região do Mato Grande, antes sem cobertura, será beneficiada com a unidade. “Houve incêndio recente na Serra do Mel, onde viaturas precisaram sair de Natal, evidenciando o longo tempo de resposta. Estamos mais próximos de eventuais ocorrências, garantindo mais segurança e proteção aos munícipes”, disse.
Atualmente, a região é atendida por unidades localizadas em Natal, Ceará-Mirim e Macau, o que torna o deslocamento das equipes mais longo em casos de incêndios ou acidentes de grandes proporções. Com a abertura do novo posto, João Câmara passará a atuar como ponto estratégico de apoio às cidades vizinhas, reforçando o atendimento em áreas urbanas e rurais.
A prefeita de João Câmara, Aize Bezerra, detalhou os esforços para trazer a companhia ao município. Ela ressaltou que a estrutura foi idealizada conforme as necessidades do Corpo de Bombeiros. “Teremos aqui uma companhia forte, cheia de homens e de mulheres combustíveis, que estarão disponíveis para salvar vidas e dar segurança à população de João Câmara e do Mato Grande”, concluiu.
A solenidade contou com a presença do secretário de Estado da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier; do secretário estadual de Assuntos Federativos, Luciano Santos; do secretário adjunto do Gabinete Civil, Ivanilson Santos. Também participaram os prefeitos de Jandaíra, Bento Fernandes, Poço Branco e Maxaranguape. Estiveram apresentou os deputados estaduais Taveira Júnior e Doutor Bernardo, além de vereadores e secretários municipais de João Câmara.
