Edital de chamada para o Cidadania PopRua é prorrogado até 2 de novembro

Foi prorrogado até 2 de novembro o prazo para inscrição das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) interessadas em participar do edital de chamamento para implementação de até 40 unidades do Cidadania PopRua. O programa, resultado da parceria entre o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, visa oferecer atendimento em direitos humanos, cuidados básicos e guarda de pertences para a população em situação de rua em 21 capitais brasileiras.

Cada unidade do Cidadania PopRua funcionará como porta de entrada para a rede pública de serviços, com foco na promoção da cidadania, redução de danos relacionados ao uso de substâncias psicoativas e fortalecimento de vínculos comunitários.

Com investimentos de até R$ 60 milhões, os equipamentos têm capacidade para atender até 100 pessoas por dia, totalizando potencial de 420 mil atendimentos semanais.

Transparência

Para esclarecer dúvidas, o MDHC já realizou dois plantões virtuais transmitidos pelo canal oficial no YouTube, garantindo o apoio necessário às OSCs para participação no processo seletivo.

Assista ao 1º plantão tira-dúvidas aqui .

Assista ao 2º plantão tira-dúvidas aqui .

Políticas públicas

O programa Cidadania PopRua reúne duas ações-chave do governo federal: os Pontos de Apoio na Rua (PAR), gerenciados pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (SNDH), e os Centros de Acesso a Direitos e Inclusão Social (CAIS), vinculados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Essa articulação fortalece a rede de proteção social, ampliando a atuação do Estado nas comunidades e assegurando um atendimento qualificado, integrando diferentes áreas e setores para melhor atender às pessoas em situação de rua e com ampla atuação em diversas regiões do país.

Edital

O edital estabelece critérios a serem seguidos para a validação da inscrição. As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) interessadas deverão enviar suas propostas acompanhadas do Plano de Trabalho exclusivamente pela plataforma Transferegov.br.

Confira o edital na íntegra.

Também há critérios de pontuação às OSCs que visam garantir a diversidade nas equipes do Cidadania PopRua com vagas de coordenação e cargos administrativos destinadas para pessoas em situação de rua, pessoas trans/travestis, negras, indígenas e mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *