Lula reforça cooperação entre América Latina e Europa na 4ª Cúpula Celac-UE, na Colômbia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participação neste domingo (9/11) da 4ª Cúpula Celac-UE, que vai até esta segunda (10) em Santa Marta, na Colômbia. O encontro reunirá líderes europeus e latino-americanos e caribenhos para discutir uma ampla agenda global, com ênfase em educação, saúde, inovação, inteligência artificial, comércio, investimentos e combate ao crime organizado.

Esta é a quarta cúpula entre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos e a União Europeia, e o décimo encontro entre as duas regiões desde 1999. A expectativa é que, durante o evento, seja consolidada a chamada “Declaração de Santa Marta” e o “Mapa do Caminho 2025-2027”, instrumentos que visam converter o diálogo birregional em ações concretas e orientar a implementação das prioridades entre as duas regiões.

Segundo a secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Gisela Padovan, “a participação do presidente Lula é absolutamente natural, tendo presente que ele, desde que tomou posse no terceiro mandato, além de ser tradicionalmente um grande propulsor da integração regional, participou de todas as cúpulas”. “O primeiro ato de política externa dele foi ir a Buenos Aires participar da Cúpula Celac, em 2023”, disse a embaixadora em encontro com jornalistas nesta quinta-feira (6 de novembro).

“Essa é a medida da importância que ele atribui ao diálogo e à cooperação e ao entendimento com os países latino-americanos e caribenhos e, nesse caso, com os nossos parceiros europeus”, afirmou Padovan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *