Os participantes do Enem 2025 que enfrentaram problemas logísticos durante a aplicação das provas ou foram diagnosticados com doenças infectocontagiosas previstas no edital podem solicitar a reaplicação do exame. O pedido deve ser feito na Página do Participante, no site do Inep.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai analisar cada caso individualmente. A reaplicação ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro.
Quem pode solicitar a reaplicação
O Inep considera como problemas logísticos situações que envolvem fatores inesperados ou de força maior. Entre elas estão:
-
Desastres naturais, que prejudiquem a infraestrutura do local de prova;
-
Falta de energia elétrica, que afete a visibilidade das provas;
-
Erros de execução de procedimentos, que causem prejuízo comprovado ao participante.
Em Rio Bonito do Iguaçu (PR), por exemplo, um tornado destruiu parte da cidade na última sexta-feira (7). Por causa dos danos, o Enem foi suspenso no município, e os participantes poderão solicitar a reaplicação.
Como fazer o pedido
Para solicitar a nova data, o candidato deve acessar o site enem.inep.gov.br/participante e registrar o pedido. Além disso, o Inep publicará o resultado da solicitação no mesmo endereço eletrônico.
O instituto reforça que o candidato não pode realizar a prova fora das datas, locais ou horários definidos. Assim, quem não comparecer nos dias agendados perderá a oportunidade de fazer o exame.
“O não comparecimento às provas nas datas e horários informados caracterizará ausência do participante, não havendo segunda oportunidade”, alertou o Inep.
A reaplicação busca assegurar igualdade de condições entre os participantes. Além dos problemas logísticos, o Inep também aceita pedidos de reaplicação por motivos de saúde, desde que o candidato apresente laudo médico que comprove a doença.
Entre as enfermidades previstas estão Covid-19, dengue e varíola, entre outras.
