Teve início nesta quarta-feira (12), no Campus Avançado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em Pau dos Ferros, a II Feira Literária Pauferrense (II FLIPA), que segue até sexta-feira (14). O evento é promovido pelo projeto de extensão Laboratório de Leitura Literária (LABLLIT), vinculado ao Departamento de Letras Vernáculas da UERN, e conta com o apoio da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (Fapern).
Com o tema “Mulher é desdobrável: literatura, cultura, empoderamento e resistência”, a feira busca valorizar o protagonismo feminino nas expressões artísticas e literárias, promovendo o diálogo entre universidade e comunidade. A programação, que se estende por três dias, inclui roda de conversa com poetas e escritoras, sarau cultural, lançamentos de livros, oficinas, apresentações culturais e feira de estandes com livros, artesanatos e produções locais.
A abertura do evento contou com atividade cultural, mesa de abertura e a exposição imersiva “Mulheres assim como nós!”, realizada em parceria com o Banco do Nordeste Cultural. A mostra propõe uma experiência sensorial e reflexiva sobre as múltiplas identidades e vivências femininas, sendo um dos momentos mais marcantes da primeira noite da feira.
Para a professora Lucineide Carneiro, coordenadora da FLIPA e docente da UERN, o evento representa um espaço de encontro e reconhecimento das vozes femininas na literatura e na cultura potiguar.
“A II FLIPA é um convite à escuta, à partilha e ao fortalecimento da presença feminina nos espaços de produção artística e intelectual. Ver o envolvimento da comunidade, das instituições e da Fapern nesse projeto é motivo de grande alegria, pois mostra o poder transformador da leitura, da cultura e da arte em nossas vidas”, destacou Lucineide.
A feira segue com atividades até esta sexta-feira (14), com ampla programação cultural e literária. Confira abaixo os destaques dos próximos momentos do evento:
Programação
Quinta-feira, 13 de novembro
Noite
18h às 19h30 – Credenciamento
19h20 – Mostra de Dança Populares/PROCULT 2025
19h30 às 22h – Estandes
Sexta-feira, 14 de novembro
Manhã
7h às 8h – Credenciamento
8h – Atividade cultural
8h20 às 10h – Sarau Cultural (poesia, música, dança e teatro)
8h30 às 11h – Estandes
Tarde
13h às 14h – Credenciamento exclusivo para as oficinas
14h às 17h20 – Oficinas
14h30 às 17h20 – Estandes
Noite
19h às 19h30 – Mesa de encerramento
19h30 – “Deles para Elas: um tributo a mulheres reais”
