Enem 2025: MEC divulga questões que foram anuladas; saiba quais são

O Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou nesta quarta-feira (19), o gabarito oficial do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

Como adiantado pelo Inep nesta terça-feira (18), três questões das provas foram anuladas.

Confira abaixo quais foram as questões anuladas por caderno

  • Cinza: 115, 118 e 172;
  • Amarelo: 115, 121 e 178;
  • Azul: 123, 132 e 174;
  • Verde: 132, 135 e 168.

Anulação das questões

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu anular três questões do Enem 2025 após serem levantadas suspeitas de vazamento nas redes sociais.

Um professor do Ceará chamado Edcley S. Teixeira chegou a publicar algumas perguntas similares às aplicadas no exame e chegou a dizer estava fazendo uma previsão baseada no que chamou de “engenharia reversa”.

Apesar dessa justificativa, as reclamações e acusações de um suposto vazamento ganharam força e levaram o Inep a agir.

“O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirma a isonomia, lisura e validade das provas do Enem 2025. Ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, a equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova”, afirmou o órgão em nota.

O instituto também informo que acionou a Polícia Federal para apurar possíveis quebras de confidencialidade.

“A Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões e garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida. “O Inep promove diversas estratégias para calibrar as questões que compõe o Banco Nacional de Itens e podem ser usadas na elaboração das provas do Enem. Os processos envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas do exame”, ressalta o comunicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *