Acompanhada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, a governadora Fátima Bezerra abriu, nesta quarta-feira (19), a terceira edição da Caravana Federativa do Estado. O evento reuniu prefeitos do Seridó e gestores de diversos órgãos federais e estaduais no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), para tratar das obras e ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nos 25 municípios da região.
Os investimentos do PAC no Seridó somam R$ 705,1 milhões, destinados a obras de infraestrutura hídrica, esgotamento sanitário, construção de creches, habitação popular, saúde, esporte e lazer. Por estar situada em uma área de vulnerabilidade hídrica, a região receberá o maior aporte de recursos para a construção de adutoras e a recuperação de açudes públicos.
A iniciativa fortalece a integração entre o Governo do Estado, o Governo Federal e os municípios potiguares, ampliando o acesso a políticas públicas, serviços e financiamentos para acelerar obras e programas estratégicos.
“Estamos aqui com a Caravana para evitar atrasos nas obras do Novo PAC, um programa que aplica recursos federais, mas é executado por estados e municípios. Por isso, devemos evitar entraves e superar dificuldades para concluir os investimentos e levar melhorias a toda a população. O PAC não é discurso. São obras que saíram do papel, como a Barragem de Oiticica e a recuperação da Barragem das Traíras. Hoje, damos mais um passo importante para a execução de políticas públicas em benefício da população”, disse a governadora Fátima Bezerra.
Durante o evento, a governadora anunciou o início das obras de restauração da Estrada da Palma, que não passava por uma reforma completa há mais de 30 anos. A recuperação deste trecho de 26 quilômetros da malha viária estadual foi um compromisso assumido por Fátima Bezerra durante visita a Caicó em maio deste ano.
O ministro Camilo Santana, que esteve em Caicó para formalizar o Acordo de Cooperação Técnica relacionado ao Hospital Universitário do Seridó (HU-Seridó), elogiou a iniciativa do governo estadual: “A Caravana é uma reunião de trabalho para desburocratizar, desfazer gargalos e permitir a aplicação ágil e efetiva dos recursos públicos.”
A secretária de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), Virgínia Ferreira, informou que foi instalada uma sala de situação com diversos órgãos, incluindo a Caixa Econômica Federal, para resolver os entraves que dificultam a realização das obras do PAC no Seridó.
A Caixa é o agente financiador do programa Minha Casa, Minha Vida. Na fase atual, estão previstos R$ 40 milhões para projetos de construção de moradias em 12 municípios da região. “A Caixa cumpre sua missão de fomentar o desenvolvimento e o bem-estar econômico e social, e está integrando a Caravana para superar entraves e fazer o orçamento público se transformar em benefícios para a população”, destacou o superintendente de Rede da Caixa no Rio Grande do Norte, Tiago Pereira.
Também participaram da abertura da Caravana Federativa os prefeitos Dr. Tadeu (Caicó), Genilson Maia (São Fernando), Ivanildo Albuquerque (Timbaúba dos Batistas), Fernando Bezerra (Acari) e Acácio Brito (Serra Negra do Norte). Estiveram presentes ainda os secretários Cadu Xavier (Fazenda) e Gustavo Coelho (Infraestrutura); o presidente da Ebserh, Arthur Chioro; a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba; o superintendente do Ministério da Saúde no RN, Jalmir Simões; o deputado federal Fernando Mineiro e o deputado estadual Francisco Medeiros.
