Instituição responsável por fornecer à população do Rio Grande do Norte, entre outros benefícios, sangue com garantia de qualidade, o Hemonorte recebeu oficialmente nesta sexta-feira (28) dois novos freezers que aumentam em 200% a capacidade produtiva da unidade.
Os equipamentos, chamados de Blast Freezers, são oriundos do Ministério da Saúde, por meio do PAC Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e representam um investimento de R$ 1,2 milhão. Com eles, o armazenamento com foco na produção e distribuição de plasmas – líquido amarelo que é uma das partes do sangue e concentra a capacidade de coagulação – passa de 40 para 120 bolsas por ciclo de congelamento.
Ainda por meio do PAC Saúde, o Hemonorte receberá em breve mais sete freezers, sendo cinco com refrigeração até -35°C e dois de -80°C. “A equipe do Hemonorte veste a camisa do serviço e merece ser parabenizada por mais esse avanço. Também agradecemos ao esforço do Ministério em apresentar investimentos e soluções para o nosso estado”, apontou o secretário titular da Sesap, Alexandre Motta.
Com os novos equipamentos, o Hemonorte vai ampliar substancialmente sua produção de plasma. O material é enviado para a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), estatal vinculada ao Ministério da Saúde, para a produção de medicamentos, milhares dos quais retornam ao estado para o tratamento de potiguares.
Desde o final de 2023, com a retomada da política nacional de produção dos hemoderivados, o Hemonorte passou de 2,4 mil bolsas enviadas naquele ano à fábrica da Hemobrás, em Pernambuco, para 30 mil já encaminhadas em 2025. “Temos que comemorar esse avanço, que é fruto da retomada de parceria com a Hemobras e os investimentos que o Ministério da Saúde voltou a fazer, após um período de abandono. Esse é certamente um novo momento que o Hemonorte está vivendo”, comentou Rodrigo Vilar, diretor-geral do Hemonorte.
A solenidade de entrega oficial dos equipamentos fez parte de uma ação conjunta do Ministério da Saúde também em outros 12 estados, celebrando a Semana Nacional do Doador de Sangue. “O Ministério entrega oficialmente hoje um importante investimento, com repercussão na saúde da população, parte de uma ação de R$ 116 milhões no fortalecimento da hemorrede no país”, explicou Jalmir Simões, superintendente do Ministério no RN. “Me sinto honrada como natalense de estar aqui nesse momento emblemático, de grande impacto no fortalecimento da rede. Esse é um um ano com muitos lançamentos importantes para a política de sangue do país”, concluiu Ana Paula Alves, representante da Coordenadoria Geral de Sangue e Hemoderivados do ministério.
