Quatorze milhões de meninas e mulheres receberam, ao longo da última semana, mensagens personalizadas pela Caixa Postal GOV.BR e whatsapp para orientar sobre a retirada de absorventes do Programa de Promoção e Proteção da Saúde e da Dignidade Menstrual.
Para enfrentar a pobreza menstrual no país, desde 2024, o programa oferta absorventes gratuitamente a quem vive em vulnerabilidade por meio do Programa Farmácia Popular do Brasil. A iniciativa de encaminhamento das mensagens faz parte de uma parceria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com o Ministério da Saúde (MS).
Na mensagem enviada, o Governo do Brasil explica como essas pessoas podem emitir sua autorização para retirada na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou no aplicativo Meu SUS Digital. Em seguida, é preciso que a pessoa procure uma farmácia credenciada do Farmácia Popular para retirar os pacotes de absorventes.
Têm acesso ao Programa pessoa com idade entre 10 e 49 anos, inscrita no CadÚnico , que tenha renda mensal de até R$ 218, ou seja estudante de baixa renda da rede pública, ou esteja em situação de rua.
“Receber mensagens personalizadas com informações práticas sobre saúde pode garantir o acesso d e pessoas em vulnerabilidade a cuidados necessários para o seu dia a dia. No passado, essas pessoas poderiam deixa r de estudar ou trabalhar por não ter acesso a absorventes, que agora é um direito delas”, exemplificou a ministra Esther Dweck.
“Essas mensagens personalizadas enviadas pela Caixa Postal GOV.BR fazem parte do esforço de transformação do Estado , queremos que cada pessoa sinta que o GOV.BR foi desenvolvido para ela” , acrescentou.
O Programa de Promoção e Proteção da Saúde e da Dignidade Menstrual é uma iniciativa do Governo do Brasil que promove equidade de gênero, justiça social e garantia de direitos para meninas, mulheres, para um conjunto enorme de pessoas e instituições que também se beneficiam.
Além disso, o Governo do Brasil tem desenvolvido um trabalho de educação em saúde menstrual para agentes públicos, profissionais de saúde e toda a população, a fim de combater os estigmas e a desinformação sobre o ciclo menstrual.
Caixa Postal GOV.BR
Lançada em fevereiro deste ano pelo MGI em parceria com o Serpro, a Caixa Postal GOV.BR permite o envio de informações personalizadas do Governo do Brasil para cada pessoa usuária da plataforma, de maneira integrada e centralizada, sem o risco de fraudes. A funcionalidade está disponível para todos os órgãos da Administração Pública Federal, que podem solicitar à Secretaria de Governo Digital (SGD) a integração com a ferramenta.
Desde o início da Caixa Postal GOV.BR, já foram encaminhadas mais de 60 milhões de mensagens personalizadas sobre serviços como Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Vencimento dos Passaportes, Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), Bolsa Verde, Meu SUS Digital, Emissão de Certificados Digitais e Pé de Meia.
Uma das novidades da iniciativa é a possibilidade dos usuários do GOV.BR avaliarem a utilidade dessa mensagem personalizada. Desta forma, o governo pretende ouvir cada pessoa sobre a relevância da notificação para, inclusive, melhorar a personalização das informações que são encaminhadas pelo GOV.BR. Até o momento, a SGD já recebeu mais de 230 mil avaliações dessas mensagens enviadas, com uma taxa de aprovação de 95%.
GOV.BR
Atualmente, a plataforma desenvolvida pelo Governo Federal possui 4.600 serviços digitais federais e outros 8. 300 serviços de estados e municípios. Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura GOV.BR, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Na plataforma, também é possível pesquisar por serviços de acordo com o perfil d a pessoa usuária , seja m ela uma pessoa estudante, agricultora, turista, empreendedor a e trabalhador a .
Boa parte desses serviços também exige uma conta Prata ou Ouro. Uma conta de nível Prata é conseguida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de seus dados em um dos 17 bancos credenciados na plataforma.
Já para ter uma conta Ouro, que permite acesso a qualquer serviço público digital e garante uma ampla segurança para os cidadãos, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.
Em caso de dúvidas, as pessoas podem acessar o
gov.br/conta ou falar com um técnico da SGD pelo
gov.br/atendimento . Também é possível receber atendimento presencial sobre a plataforma, saiba onde encontrar uma unidade do Balcão GOV.BR em
gov.br/presencial