21 Dias de Ativismo: unidade da Fundase/RN fortalece debate sobre violência

A equipe de servidores do Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino – Casef Padre João Maria, unidade de internação da Fundase/RN, está promovendo programação alusiva aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, campanha global que ocorre anualmente entre 25 de novembro e 10 de dezembro, mobilizando instituições e comunidades em ações de prevenção, sensibilização e enfrentamento às múltiplas formas de violência masculina contra as mulheres.

A primeira atividade, no dia 26, incluiu a exibição de um documentário que abordou diferentes manifestações de violência sofridas por meninas e mulheres, seus impactos ao longo da vida e a relevância do acesso a direitos, informação e redes de apoio. O encontro buscou promover reflexão crítica e ampliar a compreensão das adolescentes sobre mecanismos de proteção e prevenção.

Em seguida, foi realizada a dinâmica “Semáforo da Violência”, proposta pedagógica que incentiva a identificação de comportamentos cotidianos classificados como aceitáveis (sinal verde), situações de alerta (sinal amarelo) e práticas caracterizadas como violência (sinal vermelho). A metodologia proporcionou a participação ativa das jovens, estimulando o diálogo.

Ao longo de todo o período da campanha, a unidade manterá uma programação especial composta por oficina de autocuidado, cinema, oficina de escrita afetiva e oficina de educação emocional e inteligência relacional, iniciativas voltadas ao fortalecimento pessoal, emocional e social das adolescentes atendidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *