Iniciadas pela Caern em 24 de novembro, as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Apodi já contemplam as primeiras ruas da cidade, no Oeste potiguar, que terão coleta e tratamento de esgoto para cerca de 4,5 mil moradores. Nesta primeira etapa, o investimento é de R$ 13,6 milhões, de um montante total de R$ 52 milhões já assegurado para a conclusão integral.
Durante os festejos da padroeira Nossa Senhora da Conceição, a governadora Fátima Bezerra visitou nesta segunda-feira (08) as obras de saneamento no município. A gestora do impacto direto dos investimentos para a saúde pública. “Em primeiro lugar, saneamento é saúde, é prevenção de doenças, tanto que as estatísticas mostram que, a cada um real investido no saneamento, você economiza quatro em saúde”, apontou.
Fátima também reforçou que uma obra de tratamento de esgoto também será importante para prevenir a umidade e proteger a lagoa de Apodi. “Representa preservação ambiental, sustentabilidade, valorização das casas das pessoas, trazendo algo extraordinário, que é a despoluição do mais belo cartão-postal de Apodi, que é a lagoa”, celebrou.
O prefeito Luís Sabino da Costa Neto endossou a fala da gestora estadual. “O que a governadora falou é uma realidade para os filhos e filhas de Apodi. Então, é só gratidão, não só como prefeito, mas como apodiense. Nossa gratidão ao Governo do Estado, ao Governo Federal e a toda a equipe da Caern. Quisera Deus que nós tivéssemos um presidente, uma governadora sensível e uma classe política unida por Apodi e por esta obra”, destacou.
O contrato prevê a execução de obras em 18 meses a contar dos dados de assinatura da Ordem de Serviço, feita em julho deste ano. Além disso, há previsão de seis meses de pré-operação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE). A operação em fase de testes do sistema está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2027.
