RN convoca 1.607 professores e especialistas para a Rede Estadual de Ensino

A governadora Fátima Bezerra anunciou, na tarde desta quarta-feira (7), a convocação de 1.607 professores e especialistas para a Rede Estadual de Ensino, reforçando o quadro de profissionais da educação para o início do ano letivo de 2026. A medida visa garantir a continuidade pedagógica e fortalecer o processo de ensino-aprendizagem nas escolas potiguares.

Inicialmente, o concurso havia previsto 598 vagas, mas o número foi ampliado, com o objetivo de atender a todas as regiões do Estado, do litoral ao sertão. Além das vagas imediatas, o certame contempla também a formação de cadastro de reserva, essencial para reposições futuras.

Para a secretária de Educação, Socorro Batista, a convocação marca a retomada de uma política de provimento efetivo após quase uma década sem concursos, sem impacto nas despesas do Estado, já que substitui profissionais temporários. A medida visa, ainda, fortalecer o planejamento pedagógico e ampliar a oferta de matrículas, como na Educação em Tempo Integral.

A reposição de profissionais da educação, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, está amparada pelo FUNDEB, que financiará as contratações. Com isso, o Estado garante o fortalecimento da educação pública, impactando diretamente no atendimento aos estudantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *