São João do Sabugi resgata as antigas serenatas: artistas e boêmios ocupam as ruas até a madrugada deste domingo

Os vídeos acima foram enviador por Dr. Elísio Galvão e o blog juntou os melhores momentos

 

Aconteceu na noite deste sábado, 2, e adentrou a madrugada deste domingo, em São João do Sabugi, uma programação alusiva às antigas serenatas.

Em conversa com o médico e ex-prefeito de São João do Sabugi, Dr. Elísio Galvão, quando o mesmo era gestor daquela cidade, era celebrada a Semana do Folclore: “era uma semana de muita cultura e todas as expressões de um povo. Sempre terminávamos numa grande serenata, por toda cidade. Agora depois de 20 anos, retornaram a fazer do mesmo modelo e uma amiga me mandou esses vídeos. Soube que começou à noite e foi até às três da madrugada”, conta Dr. Elísio.  E finaliza: “sou impressionado com a sede de cultura e genialidade do nosso povo sabugiense”.

FOTO: Blog GL 

Dr. Elísio, entusiasta da cultura de sua cidade, mandou dizer ao blog que estavam na serenata itinerante: Morena de Zélia , Aldo Paiva , Zé Marcone , Marcone Figueredo , Dinha Lucena, Nega, Nina e muitos outros artistas.

Serenata é uma canção e/ou performance musical em honra a alguém, geralmente uma donzela, com teor romântico. Serenatas são tipicamente calmas, musicalmente leves, e abrangem trechos musicais de pequena duração, usualmente cantados, tocados à noite, de preferência debaixo de uma janela

História da Serenata

Há registros de que a serenata surgiu na Idade Média, com o Trovadorismo (O trovadorismo galego-português foi um movimento literário e poético medieval, cujo apogeu, de cerca de 150 anos, vai, genericamente, de finais do século XII a meados do século XIV. É considerado o primeiro estilo de literatura em língua portuguesa, pois dele surgiram as primeiras manifestações literárias (Fonte: wikipedia )

De uma forma mais omissa e escondida mas já existiam. Na Idade Média, com o Trovadorismo, já haviam os trovadores e menestréis que tinham o costume de entoar e cantar seus poemas com uma dedicação. Esse costume teve início na Península Ibérica (Portugal e Espanha).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *