Em palestra proferida no 23º Fórum Empresarial Lide, na manhã desta sexta-feira (16) no Rio de Janeiro, a governadora Fátima Bezerra disse que o RN e os demais estados da região Nordeste vivem atualmente grande oportunidade para desenvolver a industrialização e promover o crescimento econômico a partir da transição energética. Fátima, que é a atual presidente do Consórcio Nordeste, discorreu sobre o tema “Desenvolvimento Regional – Gerando Emprego e Renda”.
Ao lado de outros nove governadores e vices, e diante de uma plateia composta pelo grande empresariado brasileiro, Fátima Bezerra disse que dos 1.866 parques eólicos instalados no Brasil, 1.666 estão na região Nordeste, e, destes, 305 estão no RN. “Não interessa ao Rio Grande do Norte e ao Nordeste ter grande excedente em geração de energia e ser apenas exportador de commodities. Mas é preciso aproveitar as potencialidades naturais para alavancar e consolidar o desenvolvimento com instalação de indústrias e negócios.”
Para tanto, a governadora disse que a gestão estadual tem iniciativas como o Porto Indústria Verde, projeto que está em andamento em parceria com o BNDES, que elabora estudos de viabilidade técnica e comercial. “Com apoio do Consórcio Nordeste, estamos trabalhando para criar as condições para a produção do hidrogênio verde, combustível com forte potencial para a urgente descarbonização do planeta. O desafio da transição energética precisa ser enfrentado com medidas justas e social e ambientalmente sustentáveis”, afirmou.