Os dados da movimentação econômica da Festa de Sant’Ana de Caicó em 2024, apurados pelo Instituto Fecomércio RN (IFC), foram apresentados nesta terça-feira (27), na sede do Sindicato do Comércio Varejista do município (Sindivarejo Caicó). Diretores sindicais, empresários, poder público e representantes da Paróquia de Sant’Ana tiveram acesso aos números do perfil dos participantes e a percepção dos empresários sobre a tradicional festa.
Segundo dados do IFC RN, o evento movimentou R$ 108,4 milhões, ultrapassando o valor registrado em 2023 de R$ 78.9 milhões. A alta movimentação reflete na avaliação dos participantes da festa, que alcançou nota média 9,14 e 98,3% pretendem voltar em novas edições.
A presidente do Sindivarejo Caicó, Íldica Vale, agradeceu a presença de todos ao evento de apresentação dos dados. “Quero expressar nossa gratidão a todos que se fazem presentes aqui, aos que fazem a Festa de Sant’Ana, e também ao presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, com o trabalho junto ao IFC, que tem nos trazido dados por meio de pesquisa como esta. A Festa de Sant’Ana em Caicó permite a economia girar, sendo um evento muito importante que ajuda a desenvolver o comércio, serviços e turismo. Além de ser uma festa linda de se ver, de encontros e reencontros”.
Os visitantes e turistas foram o maior público (61,5%), sendo maioria oriundos do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Pernambuco. A maior parte do público são do sexo feminino (50,7%), com renda de 2 a 5 salários (44,7%), e estavam na festa com a família (63,2%).
Mais de 80% (84,8%) já tinham prestigiado as festividades em Caicó duas vezes ou mais, sendo 55,6% já conheciam a festa e 30,2% visitaram a festa por causa de amigos e familiares. Os locais mais frequentados pelo público foram os shows (78,2%), a feirinha e o artesanato (48,4%), missas (43,6%), bares e restaurantes (40,2%).
“Os números comprovam grandeza e grandiosidade da Festa de Sant’Ana em Caicó. Uma celebração que não se faz só e que nos motiva. Que o que foi avaliado coloquemos em prática nas próximas edições”, comentou o pároco da Catedral de Sant’Ana de Caicó, padre Jerônimo Batista.
Bons negócios foram registrados
Do ponto de vista dos empreendedores, 76,2% avaliam que a Festa tem influência nos negócios. Para atender o público, 55,7% aumentaram o estoque e 35,3% investiram na variedade de produtos, sendo 27,9% dos empresários contratam novos funcionários. Em média, circularam 126 clientes por dia. Além disso, dentro das estratégias de vendas, 34,5% usaram atendimentos personalizados como estratégia de vendas.
Em média, o investimento por setor foi de mais de R$ 29 mil para o comércio e mais de R$ 15,5 mil para os estabelecimentos de Serviços. No geral, o investimento médio foi de cerca de quase R$ 24 mil, um aumento de 49,8% em relação a 2023.
O faturamento médio diário das empresas – em sua maioria Micro Empreendedores Individuais (40,3%) e Micro e Pequenas Empresas (30,8%) – foi de R$ 3.574,63, aumento de 31,1% em relação a 2023, quando a pesquisa apontou R$ 2.726,83.
Confira a pesquisa completa em: www.fecomerciorn.com.br/pesquisas.