O município de Currais Novos recebeu, nesta quinta-feira, (19), a edição itinerante do Programa Justiça na Praça, com a celebração de um casamento comunitário que reuniu 42 pares de noivos, celebrado pelo juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, da 1ª Vara daquela comarca. O ato ocorreu no IFRN da cidade. A iniciativa beneficia casais com renda inferior a dois salários mínimos, que realizam a oficialização de suas uniões maritais gratuitamente.
O casamento comunitário é uma tradição do Poder Judiciário potiguar, com a expertise do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (NAPS) do Tribunal de Justiça, em parceria com outras instituições. A iniciativa promove o fortalecimento de laços afetivos, regularizando e reconhecendo a instituição familiar como a base da sociedade.
Para o desenhista de 46 anos, Alisson Leonardo Medeiros a celebração civil foi considerada “um momento ímpar e de união, e que chegou na hora certa”. Juntos há mais de dois anos, o casal afirmou que o momento aconteceu em uma boa hora. “Uma benção para Deus”, acrescentaram Alisson e a sua esposa Daiana Jéssica, vendedora aos 36 anos.
“É realmente muito gratificante. A gente estava almejando já faz um tempo. E graças a Deus, ele mostrou a hora certa, o tempo certo para a gente estar hoje aqui”, afirmou Raniere de Lira, profissional de Marketing, aos 24 anos. Para a sua esposa, Mariana Teresa de Souza, orientadora social, (26), o momento é muito importante. Ela destacou, ainda, “nós já temos um fruto desse amor, que é nosso filho. E agora, Deus escolheu o tempo certo para concretizar essa união”.
Com o tema “Caravana Cidadã Flores do Seridó”, o Programa Justiça na Praça esteve presente na última semana nos municípios de Cerro Corá, Lagoa Nova e Currais Novos, uma movimentação de 50 quilômetros neste percurso, do primeiro ao terceiro município, mobilizando a população dessas cidades para acompanhar a iniciativa do Poder Judiciário na região.