Durante a Assembleia Geral do Consórcio Nordeste realizada nesta quarta-feira (9), em Brasília, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, destacou temas estruturantes para o desenvolvimento sustentável e integrado da região. A reunião contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), que se mostrou receptivo às demandas apresentadas pelos governadores.
Na ocasião, a governadora do RN ressaltou a importância em eixos estratégicos: segurança pública, defesa do Plano Nacional de Educação, o Fundo de Desenvolvimento Regional e a preservação do bioma da Caatinga. Enfatizou a urgência de políticas públicas eficazes para conter a desertificação e promover justiça socioambiental nas comunidades que habitam esse ecossistema único.
Durante a Assembleia, a governadora Fátima Bezerra destacou a relevância da PEC da Segurança Pública, proposta pelo Governo Federal, que atribui à União a responsabilidade de estabelecer políticas e planos nacionais voltados à segurança pública e à defesa social. “A proposta visa padronizar e unificar dados, criar uma ouvidoria nacional e, sobretudo, respeitar a autonomia das polícias estaduais, sem qualquer tipo de ingerência sobre suas atribuições”, afirmou a governadora.
Atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, a PEC conta com o apoio do Consórcio Nordeste, que busca contribuir com o avanço dessa agenda estratégica para o Brasil. “Estamos falando de um tema essencial para a vida do povo brasileiro, e é nosso dever colaborar com o seu aperfeiçoamento e implementação”, completou Fátima Bezerra.