O Conselho contribui para a construção de políticas públicas mais eficazes e assegura a participação social e o diálogo entre governo e sociedade, visando o combate à fome e garantir o direito à alimentação adequada. É composto por 27 membros, sendo nove titulares de órgãos públicos e 18 da sociedade civil.
“É com muita alegria que damos posse aos novos membros do Consea, instância de participação social importante para desburocratizar e simplificar o combate à fome e garantir a adesão dos municípios. E isto é um desafio que estamos enfrentando. Por parte do Governo do RN, mantemos 134 restaurantes populares com investimento de R$ 54,5 milhões/ano. Temos o Programa do Leite Potiguar – que atende 76 mil famílias ao custo de R$ 81 milhões, a sopa e o café cidadão, o banco de alimentos, o Pecafes, o PAA para indígenas e quilombolas. Tudo isso é um grande esforço que fazemos para enfrentar a fome e a desnutrição, mas precisamos da adesão dos municípios e esta deve ser uma das principais metas para a nova composição do Conselho”, considerou a governadora Fátima Bezerra.
Confirmando a importância do combate à fome, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Motta, afirmou que “nutrição é fundamental para melhorar as condições de saúde da população e isso deve ser apoiado por políticas públicas, como estamos fazendo no RN e no plano federal”.