Em entrevista nesta quarta-feira (2/7), para o Jornal da Manhã, da Rede Globo, em Salvador (BA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o Governo Federal vai realizar uma grande ação no próximo sábado (5/7) voltada a reduzir filas de espera por cirurgias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Vai ter uma ação em nível nacional de todos os hospitais universitários fazendo cirurgia no povo brasileiro para diminuir a fila das pessoas que esperam. Todos os hospitais universitários vão se dedicar para fazer cirurgias no povo brasileiro”, disse o presidente. Batizado de Mutirão Agora Tem Especialistas, a ação envolve 45 hospitais federais universitários de todas as regiões. Estão previstos mais de 7 mil atendimentos, com mil cirurgias, 1,2 mil consultas e 5,5 mil exames.
Lula lembrou que o Governo tem trabalhado desde o início de 2023 para levar mais saúde aos brasileiros e citou a importância do Agora Tem Especialistas , lançado no fim de maio. A iniciativa possibilita que o Ministério da Saúde use toda a estrutura do país, pública e privada, para aumentar a capacidade de atendimento. O objetivo é reduzir o tempo de espera dos pacientes, gargalo histórico que se agravou com a pandemia da Covid-19.
“Estamos trabalhando agora num conjunto, inclusive com os hospitais particulares, para que a gente consiga fazer com que em menos de 30 dias a pessoa possa fazer os exames de que precisa. Se eu for ao médico e ele pedir um especialista, tem que ser imediato. Se ele pedir uma radiografia, tem que ser rápido. Precisamos garantir o especialista e a máquina para radiografia, ressonância, tomografia. O brasileiro tem que ter esse direito”.
Uma rede de 45 hospitais universitários é gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A Ebserh tem realizado mutirões de cirurgias e atendimentos aos finais de semana desde o mês passado.