Todos municípios, estados e o DF aderem ao Bolsa Família e ao Cadastro Único

Todos os municípios, estados brasileiros e o Distrito Federal aderiram ao Programa Bolsa Família (PBF) e ao Cadastro Único (CadÚnico), até a data limite de 30 de junho. O resultado é fruto de um trabalho colaborativo, demonstrando o compromisso dos entes federados com a proteção social e o combate à fome no país, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

“Este sucesso na adesão traduz o empenho e a compreensão dos entes federados sobre a importância e o impacto real do Bolsa Família na vida de milhões de brasileiros. É a reafirmação de um compromisso coletivo com um Brasil mais justo e com mais oportunidades para todos”, destacou Eliane Aquino, secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS.

O Bolsa Família tem um modelo de gestão descentralizada e compartilhada entre os entes federados, portanto, a efetividade do programa depende da ação conjunta e dos esforços coordenados de prefeitos, governadores, gestores da assistência social e equipes. A atuação articulada entre as esferas municipal, estadual e federal envolve também as áreas da saúde, educação e outros setores que atendem diretamente o público beneficiário.

Eliane Aquino destacou ainda a importância da adesão para a garantia de direitos e da proteção social nos territórios. “A adesão não é meramente um ato burocrático. Ela é a garantia de que o Programa Bolsa Família e o Cadastro Único continuarão a impactar positivamente na vida de milhões de famílias brasileiras, a partir de um trabalho conjunto entre as três esferas de governo”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *