O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais é celebrado em 28 de julho e, por isso, durante todo o mês é realizada a campanha Julho Amarelo, em busca de conscientizar sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais.
Assim, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, recomenda que os municípios intensifiquem as ações de enfrentamento às hepatites, ao longo deste mês, com destaque para a oferta de testes rápidos (Hepatites B e C), a vacinação contra a hepatite A (para as faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde), a imunização contra a hepatite B (para todas as faixas etárias) e a orientação ao uso de preservativos.
Em alusão ao Julho Amarelo, o Hospital Giselda Trigueiro (HGT), em Natal, e o Rafael Fernandes, em Mossoró, irão reforçar as ações educativas junto à população, com o objetivo de combater a doença no Rio Grande do Norte. Ambas as unidades compõem os serviços de referência para o tratamento das hepatites virais no RN, juntamente com o Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal.
O HGT, na manhã desta segunda-feira (07), realizará uma exposição dialogada na sala de espera do Instituto de Medicina Tropical (IMT), com entrega de panfletos trazendo orientações sobre o tema. Já no próximo dia 17, haverá uma roda de conversa sobre hepatites virais com os trabalhadores da unidade, tendo como facilitador o médico infectologista do HGT, Igor Thiago Queiroz, no auditório do 2º andar do hospital. Em 21 de julho, será intensificada a testagem para hepatites B e C junto ao público, na sala de coleta de exames e, por fim, em 28 de julho será realizado o Dia “D” no HGT/ IMT, com acolhimento dos pacientes e trabalhadores, seguido de exposição dialogada na sala de espera.