O programa Agora Tem Especialistas veio para mudar a atenção especializada à saúde no Brasil. A afirmação é do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro. A empresa pública é ligada ao Ministério da Educação e responsável pela gestão dos 45 hospitais das universidades federais do Brasil. E que no último sábado (5/7) realizou, de maneira integrada entre os programas Ebserh em Ação, da rede de hospitais, e o Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, 12.464 procedimentos médicos especializados no mutirão intitulado “Dia E”.
“De agora em diante, estamos nos esforçando diariamente para poder ajudar o Brasil a ampliar a oferta, da consulta ao tratamento, garantindo esse direito à saúde”, afirma Chioro, em entrevista aos apresentadores Mariana Jungman e Nazi Brum, de A Voz do Brasil.
Chioro explica que os hospitais da rede, através do Ebserh em Ação, já realizaram 166 mutirões, mas que pela primeira vez o fizeram todos ao mesmo tempo, em todo o país, e elegendo os procedimentos especializados com base nas demandas de cada local. Além de acelerar a redução de filas, a conexão entre as ações dos ministérios da Saúde e da Educação vai contribuir para a formação e mais e melhores profissionais da área.
“Dessa forma fortalecemos o SUS atendendo melhor as pessoas, mas também formamos melhores especialistas, profissionais de saúde que o Brasil tanto precisa”, ressalta o presidente da Ebserh. Segundo ele, além dos mutirões específicos do Ebserh em Ação, novos mutirões integrados como o do último sábado já estão sendo planejado para setembro e dezembro deste ano. “Vai diminuir o tempo de espera nas filas, e garantir que a pessoa consiga fazer o diagnóstico, o tratamento, a cirurgia naquele tempo adequado à necessidade ou à gravidade.”