Antes de sua partida para Petrolina, dom Antonio deixa carta com instruções para a Diocese de Caicó

Por ocasião de sua partida para a cidade de Petrolina/PE, o administrador diocesano, dom Antonio Carlos Cruz Santos, deixou um documento intitulado CARTA AO POVO DE DEUS DA DIOCESE DE CAICÓ. A data da publicação é desta terça-feira, 25 de junho.

“Depois da minha posse, o Colégio de Consultores escolherá um administrador diocesano estável, até a posse do próximo bispo diocesano. Como tal, o administrador diocesano não é citado nas Orações Eucarísticas da Santa Missa”, diz do documento.

E cita algumas orientações sobre esse período de transição:

  1. Na Oração dos Fiéis, deve-se rezar suplicando um novo pastor para a Diocese de Caicó. Pode-se também rezar pelo Administrador Diocesano.
  2. Formulários para oração dos fiéis na Celebração Eucarística:

–           Pelo novo bispo:

“Senhor, nosso Pai, que prometestes enviar ao vosso povo, pastores segundo o vosso coração, concedei-nos em vossa providência um novo bispo que seja \”mestre da doutrina, sacerdote do sagrado e ministro do governo\” – para que, em comunhão, manifestemos ao mundo vosso amor, rezemos”.

–           Pelo administrador diocesano:

“Senhor, vos suplicamos pelo Pe. N., – para que, administrando com sabedoria esta diocese que aguarda seu novo pastor, ajude vosso povo a caminhar na fé e na unidade, rezemos”.

  1. Nas Orações Eucarísticas, omite-se o nome do bispo e/ou administrador diocesano.
  2. Na Oração Eucarística I: “Nós as oferecemos também pelo vosso servo o Papa Francisco e por todos os que guardam a fé que receberam dos Apóstolos”.
  3. Na Oração Eucarística II: “Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade com o Papa Francisco e todos os ministros do vosso povo.”
  4. Na Oração Eucarística III: “Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o Papa Francisco, com os bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes”.
  5. Na Bênção do Santíssimo Sacramento, também se omite o nome do bispo e/ou do administrador diocesano.
  6. Nas quartas-feiras, sugere-se que seja rezada a Missa para a eleição do bispo. (Missal Romano, p. 885)
  7. Oração para ser rezada nesse período, depois da Oração Pós-Comunhão:

“Ó Deus, pastor eterno, que governais o vosso rebanho com solicitude constante no vosso amor de Pai, suplicamos com humildade que olheis para a nossa Diocese de Caicó que se encontra em oração à espera do seu novo pastor. Concedei-nos um bispo que vos agrade pela virtude, e que, por seu zelo por nós, possa ser agradável a vós, sendo assíduo no governo da Igreja para a glória e reverência do vosso nome. E a nós, filhos e filhas desta Igreja, concedei-nos a graça da obediência filial para acolhermos com alegria e amor aquele que nos será enviado por vossa Divina Providência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espirito Santo. Amém.”

Desde o dia de hoje (25), data que oficialmente dom Antonio se despediu do Seridó, até o momento da escolha definitiva de um administrador diocesano, padre Welson Rodrigues do Nascimento, vigário geral, é responsável por encargos concernentes ao governo da Diocese, naquilo que é permitido pelo Direito.

“Como decano do colégio dos consultores, fica sob a sua responsabilidade de, no prazo máximo de oito dias após minha posse, convocar o referido colégio para eleger o administrador diocesano”, conclui a carta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *