Aos 61 anos, Serpro ganha mais protagonismo com projeto de Governo Digital

Nesse ano de 2025, ao completar 61 anos, o Serpro se consolida como a empresa de inteligência do governo brasileiro, reforçando o seu papel na construção de soluções digitais inovadoras, unindo segurança, ética e impacto social. Essa designação não é apenas um título, mas é o reflexo de seis décadas de protagonismo na tecnologia da informação, reforçando o papel estratégico do governo na construção de soluções inovadoras que impulsionam a transformação digital do país.

A empresa lidera projetos estruturantes, que vão desde a Reforma Tributária à regulação de apostas, da governança de dados à IA generativa soberana, expande sua presença internacional e reforça o papel do Brasil como referência em governo digital, soberania tecnológica e inovação pública.

O aniversário é do Serpro, mas os parabéns são para o corpo técnico que aplica sua expertise em gestão de pessoas, tecnologias de ponta e gestão de um imenso volume de dados, não só para digitalizar processos, mas para torná-los mais eficientes, transparentes e acessíveis ao cidadão.

Esferas da administração pública

A transformação digital promovida pela empresa alcança todas as esferas da administração pública, desde a gestão estratégica da economia até o atendimento direto ao cidadão. Essa atuação se consolida através da entrega de soluções que modernizam processos essenciais e garantem a soberania e segurança digital do país.

No âmbito econômico e tributário, o Serpro é fundamental no desenvolvimento de plataformas como o Sistema de Regulação do Mercado de Apostas (Sigap), que assegura a transparência e o monitoramento de meio bilhão de registros diários e, no desenho da plataforma nacional da Reforma Tributária do Consumo, simplificando a arrecadação e inaugurando uma nova era fiscal no Brasil.

A inovação também é democratizada por meio do programa Prefeitura +Digital, levando a transformação digital a municípios de todos os portes. Dentro da Administração Pública, o ambiente digital SouGov oferece aos servidores públicos uma carteira que centraliza documentos e simplifica processos.

O relacionamento do Estado com o cidadão é redefinido por meio das plataformas de atendimento inteligente Dialoga e Serpro Figital, que unem a Inteligência Artificial ao acolhimento humano. O pioneirismo em IA soberana se manifesta no ConversAÍ Studio, uma ferramenta de IA generativa segura e com governança para uso ético no setor público. Por fim, a segurança é prioridade máxima, evidenciada pela atualização do GovShield com arquitetura Zero Trust, que reforça a proteção dos ambientes governamentais.

Além das fronteiras

Expandir significativamente sua atuação além das fronteiras nacionais é um dos propósitos da empresa, consolidando-se como um protagonista global da tecnologia pública brasileira e fortalecendo a cooperação internacional. Esse avanço é marcado pela celebração do primeiro contrato internacional com o Governo de Angola, um acordo que visa fortalecer a soberania digital daquele país e estabelece a estatal em um novo patamar de atuação global.

A solidez dessa estratégia se reflete em números, com o Serpro atuando em 41 países e alcançando um faturamento internacional que ultrapassa a marca de R$ 10 milhões, confirmando a competitividade e o valor da tecnologia desenvolvida pelo setor público brasileiro.

O Serpro também tem realizado missões estratégicas à China e à Índia, buscando ampliar a cooperação em áreas críticas como hardwares para a infraestrutura pública digital, focando na inovação e no intercâmbio de conhecimento técnico.

A relevância do Serpro em grandes eventos internacionais também é notória, com o desenvolvimento do Portal de Cooperação Tributária BRICS, coordenado pelo Brasil em parceria com a Receita Federal, e do Portal da COP30 Amazônia, seguindo o sucesso da implantação de tecnologia para o G20 em 2024.

Gestão e interação

O Serpro entregou diversas soluções tecnológicas que aprimoraram a gestão e a interação entre o governo federal, empregadores e cidadãos. Dentre as realizações, o FGTS Digital completou seu primeiro ano com novas funcionalidades que facilitam o parcelamento de débitos. Em relação a benefícios sociais, a tecnologia Serpro viabilizou o programa federal Crédito do Trabalhador para consignados privados, que já ultrapassou a marca de dez milhões de simulações.

A gestão fiscal ganhou ferramentas como o Novo Cadin, que agora integra todas as esferas federativas para ampliar o banco de dados de devedores, e também novas versões do Integra Contador e Parcelamento Parametrizado, que automatizam tributos e oferecem simulação personalizada de débitos. A relação com o Fisco foi modernizada pelo Portal de Serviços do Contribuinte, que passou a permitir a representação digital e interação inteligente.

Por fim, o Serpro contribuiu para a modernização de setores estratégicos com o SDA Digital e a Plataforma Águas Brasil, que utilizam dados em larga escala para modernizar a inspeção agropecuária e a gestão hídrica, além da Plataforma de Governança e Inteligência Estatística e Geocientífica em parceria com o IBGE, fornecendo dados confiáveis para subsidiar políticas públicas preditivas.

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