Artistas potiguares se apresentam na Caravana Federativa com apoio da FJA

O som da sanfona de Reynaldo Jr. embalou a execução do Hino Nacional, na abertura oficial da Caravana Federativa, realizada na tarde desta quinta-feira (4), com a presença da governadora Fátima Bezerra e da ministra Gleisi Hoffmann, no Centro de Convenções de Natal. Com público formado por servidores e servidoras federais, estaduais e municipais, além de representantes dos movimentos sociais do Rio Grande do Norte, o evento segue até esta sexta-feira (5).

A Caravana Federativa é realizada pelo Governo Federal, em parceria com Governo do Estado e Femurn. As apresentações culturais contam com parceria da Fundação José Augusto (FJA). “A cultura sempre esteve e sempre estará aonde o povo está e, por orientação da governadora, professora Fátima Bezerra, nossos artistas têm ocupado diversos ambientes como este, pois acreditamos que esta é uma vitrine para mostramos a força, a identidade e a riqueza da cultura do nosso povo, por meio da arte, da música e das danças folclóricas”, destacou o diretor Gilson Matias (FJA).

Natural de Natal (RN), o forrozeiro Reynaldo Júnior tem a música no seu DNA, por influência do seu pai Reynaldo do Acordeon. “Comecei a gostar de forró pé de serra desde criança, escutando junto com meu pai sua coleção de discos de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Os Três do Nordeste, entre outros”, relata. O artista conta que, mesmo sendo a sanfona o instrumento que mais chamava sua atenção, ele iniciou seus estudos musicais tocando teclado. “Pois a sanfona era, e ainda é, um instrumento de alto custo”.

Pela manhã, durante o credenciamento, o Boi de Reis do Bom Pastor abriu a programação cultural da Caravana Federativa. Criado em 2005 pelo mestre Cassiano Pontes da Silva, com intuito de promover atividades culturais com idosos e tirá-los da ociosidade, o grupo vem se destacando em apresentações em escolas, praças, e em abrigos como Juvino Barreto, nas cidades do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Até o final do evento, a cultura potiguar estará representada pela participação do grupo Rosas na Cartola, que divide o palco com Reynaldo Jr. na noite desta quinta, e Grupo Batuque de Mulheres/GAMI e Orquestra do Papão, que realizam apresentações no encerramento da Caravana, por volta do meio-dia, desta sexta-feira.

Sobre as atrações

O grupo Rosas na Cartola foi fundado em 2018 e tem se dedicado ao samba raiz e ao choro brasileiro. Idealizado por Brígida Paiva, professora de música, tradutora e intérprete de LIBRAS, o projeto surgiu com o objetivo de difundir a música tradicional brasileira, iniciando suas apresentações em bares e espaços culturais de Natal. Brígida é cantora e responsável pela produção artística do grupo. Em 2019, a cantora e percussionista Gláucia Wanderley integrou o grupo, passando a atuar como produtora executiva, além de cantora e diretora de percussão. O grupo mantém um espaço cultural homônimo, na Rua Chile (Ribeira, Natal).

Batuque de Mulheres é um projeto de transformação social através da música do Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes (GAMI) voltado para mulheres, lésbicas, bissexuais, em vulnerabilidade social. É desenvolvido desde 2019 com estudo do samba reggae, coco, afoxé, samba e funk, com a cantora e professora de percussão Rafaela Brito na regência, junto com Karina Oliveira, e a professora de canto Renata Graças.

A Orquestra do Papão surgiu há mais de 15 anos quando – a convite de empresários da região de Ceará-Mirim, o maestro Marcelo Papão iniciou as apresentações com a Orquestra em prévias carnavalescas, blocos, animações de jogos, carreatas de políticos e etc. Aos poucos a Orquestra foi ganhando espaço, firmou raízes e hoje é umas das mais tradicionais orquestras de frevo do estado do Rio Grande do Norte, possuindo duas formações, formação frevo de rua composta desde 7 a 52 músicos e formação banda com vocalista e balé, realizando apresentações não só no período carnavalesco, mas durante todo ano.

A Caravana Federativa é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com o Governo do RN e a Femurn, para aproximar estados e municípios da União e fortalecer políticas públicas.

Serviço: Caravana Federativa | Encerramento.

📅 Sexta (05/09)

• 7h30 às 9h – Batuque das Mulheres (GAMI), recepção nos estandes.

• 11h às 12h30 – Orquestra de Frevo do Papão (encerramento).

Local: Centro de Convenções – Via Costeira. Ponta Negra. Natal (RN).

Inscrições – https://cred-caravanafederativa.serpro.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *